"AKHMAT KADYROV"


Popasna, Luhansk, Leste da Ucrânia
10 de Abril de 2022

Um militar checheno afecto ao 141.º Regimento Especial Mecanizado "Akhmat Kadyrov" ("Ахьмад Къадири"; "Кадыров Ахмат"), pró-Federação Russa, na região de Popasna ("Попасна"), a cerca de 70 km a Oeste de Luhansk ("Луганськ"), no Leste da Ucrânia. Está armado com uma metralhadora PKM ("Pulemot Kalashnikova Modernizirovannyi"; literalmente: "Metralhadora Kalashnikov Modernizada"), de coronha sintética, em calibre 7.62×54mmR, com um alcance efectivo até 1 000 metros e capaz de uma cadência de tiro superior a 800 disparos por minuto.

As faixas com riscas de cor laranja e preta correspondem à "Faixa de S. Jorge" ("георгиевская ленточка"), em que as cores representam o preto da pólvora e o laranja do fogo, estando associada, já no século XXI, ao reconhecimento e condecoração de veteranos soviéticos da 2.ª Guerra Mundial - mas sendo actualmente um símbolo presente nos mais diversos enquadramentos das Forças Armadas da Federação Russa e dos seus aliados. O seu contexto militar remonta ao século XVIII e à "Ordem de S. Jorge" ("Орден Святого Георгия"), então a mais alta condecoração da Rússia Imperial por mérito em combate.

Na sua designação formal completa, o "141.º Regimento Especial Mecanizado com o nome do Herói da Federação Russa Akhmat Kadyrov", tem origens que remontam a uma organização paramilitar e de milícias separatistas desde 1994. Foi reconhecido como uma unidade formal, parte do Ministério da Administração Interna da Chechénia, em 2006, sob comando de Ramzan Kadyrov. Esta unidade participou ao lado da Federação Russa na sua intervenção em 2017 na Guerra Civil da Síria e está agora activamente envolvida na Ucrânia.

Akhmad Kadyrov (1951-2004) apoiou Dzhokhar Dudayev contra as forças Russas durante a Primeira Guerra da Chechénia (1994-1996). Com o despoletar da Segunda Guerra da Chechénia (1999-2009) opta por uma posição pró-Russa vindo a ser primeiro Presidente da República da Chechénia, de 5 de Outubro de 2003 a 9 de Maio de 2004, data em que foi assassinado, na capital Grozny, por milícias islâmicas Chechenas. O seu filho, Ramzan Kadyrov ("Къадар Рамзан"; "Рамзан Кадыров"), é, desde Março de 2007, o actual Presidente da Chechénia.

Na foto, em segundo plano, temos à direita da porta, um cartaz, anterior ao conflito, onde podemos ler "10 ИСТОРИЙ КОТОРЫЕ МОГУТ ИЗМЕНИТЬ TBOЮ ЖИЗНЬ | ПОЗВОНИ И ПОЛУЧИ КНИГУ В ПОДАРОК", que se traduz por "10 Histórias Que Podem Mudar a Sua Vida | Ligue e Receba Um Livro de Presente". Coincidência paradigmática.

Foto por Viktor Antonyuk | Sputnik

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124