FORÇAS ARMADAS DA TRANSNISTRIA
2 de Setembro de 2020
Tiraspol, Transnistria | Moldávia
Parada militar das Forças Armadas da Transnistria ("Вооружённые силы Приднестровской Молдавской Республики"), a 2 Setembro de 2020, em Tiraspol, mostrando, em primeiro plano, carros de combate T-64 BV, com placas de blindagem reactiva Kontakt-1. Estes carros de combate, de 38 toneladas, lideram aqui uma coluna de que fazem parte diversas viaturas blindadas UR-77, BMP-2 e 9P148 Konkurs.
A 2 de Março de 1992, no mesmo dia em que a Moldávia era reconhecida como membro das Nações Unidas, na sequência da sua independência reconhecida internacionalmente a 27 de Agosto de 1991, a Transnistria inicia uma ofensiva militar que se prolonga até Maio e Junho de 1992 com operações em três sectores ao longo do rio Dniester, culminando na Batalha de Tighina (Bender) onde, com o apoio continuado do 14.º Exército da Guarda Russa, as Forças Armadas da Moldávia, com apoio da Roménia, cedem e acabam por assinar, a 21 de Julho de 1992, um acordo de cessar-fogo.
A Transnistria, com a designação formal de República Moldávia Peridniestriana, é uma república auto-proclamada no território Leste da Moldávia, com a sua segunda maior cidade, com cerca de 160 000 habitantes, Tiraspol, como capital, e com uma população total em redor dos 475 mil habitantes ocupando cerca de 4 163 Km2. Tal designação deriva da expressão Romena para o território, grosso modo, a expressão "atrás do Rio Dniester" (que na verdade atravessa o meio do território). Declarou indepedendência da República Socialista Soviética da Moldávia a 2 de Setembro de 1990, e da própria União Sovitética a 25 de Agosto de 1991 (um dia após a mesma declaração de independência da vizinha Ucrânia). É apenas reconhecida por 3 outras repúblicas independentistas, do Caúcaso, a Abecásia, a Artsaque e a Ossétia do Sul (elas próprias também não reconhecidas internacionalmente). A Federação Russa reconhece actualmente à região um estatuto especial e apoia política e militarmente a mesma, onde mantêm efectivos militares afectos a uma força de manutenção de Paz.
Foto e mapas via OSINT
Composição e edição por "Espada & Escudo"
Comentários