TRAVESSIA DO DONETS


Donbas, Leste da Ucrânia
2 de Abril de 2022

Uma coluna de viaturas blindadas das Forças Armadas da Federação Russa, a 2 de Abril de 2022, em operação na região do Donbas, em travessia do Rio Siverskyi Donets ("Сіверський Донець"), no Leste da Ucrânia.

Em primeiro plano temos uma viatura blindada BTR-82A, 8x8, anfíbia, equipada com um canhão automático Shipunov 2A72 de 30 mm instalado na torre de operação remota Baikal AU-220M, na qual, em posição co-axial à direita da peça principal, está também instalada uma metralhadora PKT de calibre 7,62mm. Estas viaturas estão equipadas com sistema de controlo de tiro TKN-4GA, com capacidade de operação diurna e nocturna, e com camara TKN-AI de observação e controlo, com medição distância laser, com alcance até 3 km. Com um peso de 16 toneladas e um comprimento de 7,7 metros, com 3 tripulantes e podendo transportar 7 militares equipados no seu interior, podem alcançar uma velocidade máxima de 100 km/h em estrada, com um alcance de até 600 km. O BTR-82A está ao serviço das Forças Armadas da Federação Russa desde 2013.

Em segundo plano temos duas viaturas blindadas MT-LB, anfíbias, de 12 toneladas. MT-LB corresponde às iniciais de "Mnogotselevoy Tyagach Legky Bronirovanny" ("Многоцелевой Тягач Легкий Бронированный"), literalmente "Viatura Ligeira Blindada de Reboque Multi-Função"), podendo, no seu modelo base, transportar, além dos 2 tripulantes, até 11 militares ou 2 toneladas de carga (ou rebocar atá 6,5 toneladas). Alcança uma velocidade máxima em estrada de 60 km/h com um alcance de aproximadamente 500 km.

Foto via OSINT

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA