TRAVESSIA DO DONETS


Donbas, Leste da Ucrânia
2 de Abril de 2022

Uma coluna de viaturas blindadas das Forças Armadas da Federação Russa, a 2 de Abril de 2022, em operação na região do Donbas, em travessia do Rio Siverskyi Donets ("Сіверський Донець"), no Leste da Ucrânia.

Em primeiro plano temos uma viatura blindada BTR-82A, 8x8, anfíbia, equipada com um canhão automático Shipunov 2A72 de 30 mm instalado na torre de operação remota Baikal AU-220M, na qual, em posição co-axial à direita da peça principal, está também instalada uma metralhadora PKT de calibre 7,62mm. Estas viaturas estão equipadas com sistema de controlo de tiro TKN-4GA, com capacidade de operação diurna e nocturna, e com camara TKN-AI de observação e controlo, com medição distância laser, com alcance até 3 km. Com um peso de 16 toneladas e um comprimento de 7,7 metros, com 3 tripulantes e podendo transportar 7 militares equipados no seu interior, podem alcançar uma velocidade máxima de 100 km/h em estrada, com um alcance de até 600 km. O BTR-82A está ao serviço das Forças Armadas da Federação Russa desde 2013.

Em segundo plano temos duas viaturas blindadas MT-LB, anfíbias, de 12 toneladas. MT-LB corresponde às iniciais de "Mnogotselevoy Tyagach Legky Bronirovanny" ("Многоцелевой Тягач Легкий Бронированный"), literalmente "Viatura Ligeira Blindada de Reboque Multi-Função"), podendo, no seu modelo base, transportar, além dos 2 tripulantes, até 11 militares ou 2 toneladas de carga (ou rebocar atá 6,5 toneladas). Alcança uma velocidade máxima em estrada de 60 km/h com um alcance de aproximadamente 500 km.

Foto via OSINT

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124