"CANIVETE DE PONTA E MOLA"


San Bernardino, Califórnia, Estados Unidos
23 de Outubro de 2019

O "Switchblade" é um míssil, de pequenas dimensões, portátil, fabricado pela AeroVironment (Arlington, Virginia, Estados Unidos), concebido pelo Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos Estados Unidos ("U.S. Air Force Special Operations Command", AFSOC) e desenvolvido pelo Exército dos Estados Unidos ("U.S. Army"), ao serviço desde 2011, e com experiência de combate no Afeganistão e no Iraque. Ainda que popularmente designado como um "drone suicida" ou "drone kamikaze", o seu fabricante classifica-o, correctamente, como um míssil táctico e não como uma aeronave não tripulada.

O "Switchblade" é lançado, por acção de ar-comprimido, a partir de um tubo apoiado sobre o solo (grosso modo, como um tubo de morteiro) e não tem perspectiva de re-utilização. Este mesmo tubo (ou uma agregação de tubos) pode ser enquadrado numa plataforma montada sobre uma viatura, um meio naval ou uma aeronave. A designação "Switchblade", "Canivete de Ponta e Mola" em Português, está associada à arquitectura de operação do mesmo, em que as respectivas asas abrem, "de mola", ao ser projectado a partir do tubo de lançamento.

O modelo 300 do Switchblade, ao serviço desde 2011, tem uma ogiva de alto-explosivo equivalente à munição de um lança-granadas de 40 mm (75-95 gramas de alto explosivo), apta para uso anti-pessoal ou contra viaturas. Podendo ser controlado até 10 km de distância, com um intervalo de operação de 10 minutos, o modelo 300 tem um peso total de 2,5 kgs (pode ser transportado numa mochila), um comprimento de 49,5 cm e um diâmetro de 76 mm. Tem uma velocidade de cruzeiro de 101 km/h e uma velocidade máxima de 160 km/h, alcançando uma altitude máxima de aproximadamente 150 metros.

O modelo 600 do Switchblade, ao serviço desde 2020, tem uma ogiva anti-carro baseada na mesma que equipa o míssil FGM-148 Javelin (alto-explosivo anti-tanque, HEAT, de aprox. 8 kg), com um perfil operacional que lhe permite voar durante 40 minutos (cobrindo de 40 a 90 km). O modelo 600 tem um peso de 14,9 kgs (um total de 22,7 kgs com todo o sistema de lançamento e 54,5 kgs com o conjunto do sistema de controlo), um comprimento de 130 cm e um diâmetro de 150 mm. Tem uma velocidade de cruzeiro de 113 km/h e uma velocidade máxima de 185 km/h, alcançando uma altitude máxima de aproximadamente 200 metros.

Na foto temos, a 23 de Outubro de 2019, um treino de lançamento e operação de um Switchblade 300 por parte do Cabo Graham Rouse do 1.º Batalhão do 6.º Regimento dos Fuzileiros dos Estados Unidos ("United States Marine Corps", UMSC), no MAGTFTC/MCAGCC ("Marine Air Ground Task Force Training Command" / "Marine Corps Air Ground Combat Center"), na Base de Twentynine Palms, em San Bernardino, na Califórnia, Estados Unidos.

O governo dos Estados Unidos indicou, na final de Março de 2022, a sua decisão de fornecer 100 unidades destes equipamentos às Forças Armadas da Ucrânia.

Foto pelo Cabo Timothy J. Lutz | USMC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124