ENGENHO DEFENSIVO EM MARIUPOL


19 de Abril de 2022

Mariupol, Ucrânia

Caixa em madeira, de armazenamento e transporte, contendo engenho explosivo defensivo MON-90 ("МОН-90"), no interior da metalúrgica Ilyich ("Маріу́польський металургі́йний комбіна́т і́мені Ілліча́"), em Mariupol, no Sul da Ucrânia, no decurso da ocupação da mesma pelas Forças Armadas da Federação Russa, inspeccionando o material ali existente das Forças Armadas da Ucrânia.

Com uma arquitectura congénere da conhecida M18A1 "Claymore" de fabrico norte-americano, a M-90 ("МОН-90"), de fabrico russo, é um engenho explosivo defensivo, direccional, com um peso total de 12.1 kg, contendo uma carga de 6.2 Kg de alto-explosivo (PVV-5A) que projectam uma carga de 2 000 estilhaços de aço até 90 metros e num arco de 54° (a "Claymore", por comparação, tem um peso total de 1.6 kg e uma carga explosiva de 680 gramas que projectam uma carga de 700 estilhaços de aço).

A MON-90 é equipada de fábrica com um actuador manual associado ao detonador. Pode ainda ser armadilhada em combinação com outro tipo de actuador, como de tropeção (MUV), de interrupção de contacto eléctrico (MVE-72) ou de vibração (VP13). Na parte frontal do engenho consta, gravada em relevo, a inscrição "К ПРОТИВНИКУ" ("Para o Inimigo"), denotando a orientação de posicionamento correcto.

Foto por Sergey Averin
Diagramas via OSINT

Composição e edição por “Espada & Escudo” 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas