VIATURA DE CONTROLO REMOTO PARA REMOÇÃO DE MINAS


Luhansk, Leste da Ucrânia
1 de Abril de 2022

Uma viatura de controlo remoto, Uran-6, em operação de remoção de minas conduzida pelas Forças Armadas da Federação Russa junto da autoproclamada República Popular de Lugansk (LPR), no Leste da Ucrânia, a 1 de Abril de 2022.

O Uran-6 (MRTK-R) é uma viatura de remoção de minas, de controlo remoto, ao serviço das Forças Armadas da Federação Russa desde finais de 2015. Tem um peso de 6 toneladas, um comprimento de 4,45 metros, uma largura de 2,01 metros e uma altura de 1,49 metros. Está equipada com 4 camaras e é operada, remotamente, por um especialista de engenharia.

Construída na Federação Russa pela JSC "766 UPTK" (Krasnogorsk, Moscovo), é derivada da viatura croata MV-4 Dok-Ing, estando equipada com um conjunto integrado de ferramentas de remoção de terreno e detonação de minas - contando com protecção de blindagem especializada para resistir às mesmas.

Foi referenciada antes em uso operacional, em Dezembro de 2020, na região de Stepanakert em Nagorno-Karabakh, onde operacionais da Federação Russa intervieram na qualidade de Forças de Manutenção da Paz, na sequência da 2.ª Guerra de Nagorno-Karabakh, que teve lugar entre 27 de Setembro de 2020 e 10 Novembro de 2020, opondo a autoproclamada República de Artsakh e a Arménia, face ao Azerbaijão.

Foto por Alexey Maishev

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas