BMP-3 EM COLUNA


Dokuchajevs'k, Donetsk, Ucrânia
25 de Março de 2022

Uma coluna de viaturas blindadas BMP-3 das Forças Armadas da Federação Russa em Dokuchajevs'k ("Докучаєвськ"), a 30 km a Sudoeste do centro de Donetsk, no Leste da Ucrânia, a 25 de Março de 2022.

O BMP-3 ("БМП-3"), Objecto 688M, é uma viatura blindada anfíbia de lagartas, de 18,7 toneladas, com 7,14 metros de comprimento, com uma velocidade máxima de 72 km/h em estrada e de 45 km/h em campo, produzida pela Kurganmashzavod. Com 3 tripulantes, e com capacidade para transportar no seu interior até 7 militares equipados, este BMP-3 está armado na sua torre com uma peça 2A70 de 100mm, de que transporta até 40 munições, e com um canhão automático 2A72 de 30mm, paralelo à direita daquela, com uma carga típica de 300 munições de alto-explosivo e 200 munições perfurantes. Conta ainda, à esquerda da peça principal, com uma metralhadora co-axial PKT de 7,62mm. A peça de 100mm pode, além das munições "standard", disparar mísseis guiados anti-carro 9M117 "Bastion" (AT-10 "Stabber"), de que transporta até 8 unidades. Está ainda armada, nos extremos laterais da parte frontal, com mais 2 metralhadoras PKT de 7,62mm.

A inscrição na parte frontal destes BPM-3, em cercadura amarela e vermelha, com a inscrição em cirílico russo "АНТИФРИЗ ЯД", traduz-se em Português como "Anticongelante Veneno". Esta advertência, que surge com relativa frequência em algumas viaturas das Forças Armadas da Federação Russa, diz respeito ao risco de envenenamento letal resultante da possível ingestão de liquido anticongelante usando nos sistemas de refrigeração do motor (para garantir que o mesmo se mantém em correcto funcionamento mesmo quando sob meteorologia com temperaturas negativas). Este liquido anticongelante contém, entre outros elementos, etilenoglicol e metanol, que podendo causar estados de euforia e de embriaguez, são venenos com elevado potencial letal.

Foto por Alexander Ermochenko | Reuters

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124