Operação "Nautilus" da Polícia Judiciária apreende semi-submersível proveniente do Brasil com 6,5 toneladas de cocaína a mais de 900 km dos Açores
Oceano Atlântico, Açores
20 de Março de 2025
A Polícia Judiciária (PJ) Portuguesa, com o apoio dos meios da Marinha e da Força Aérea Portuguesas (FAP), operando a cerca de 500 milhas náuticas (926 km) a Sul da Região Autónoma dos Açores, em pleno Oceano Atlântico, a 20 de Março de 2025, interceptaram e apreenderam um semi-submersível, que tendo largado da região de Macapá, Estado do Amapá, no delta do rio Amazonas, no Nordeste do Brasil, rumava à Península Ibérica. O semi-submersível, com uma tripulação de 5 elementos (três cidadãos brasileiros, um espanhol e um colombiano), transportava 6,5 toneladas de cocaína.
A Marinha Portuguesa projectou aqui um dos seus navios patrulha oceânicos, o NRP "Viana do Castelo" (P360), da classe homónima, e uma equipa do Destacamento de Abordagem da Unidade de Operações Especiais dos Fuzileiros que, com as suas embarcações semi-rígidas, abordariam o semi-submersível. O NRP "Viana do Castelo" atracou em Ponta Delgada cerca das 18:00 UTC de 25 de Março de 2025, transportando consigo os 5 detidos.
Esta operação, designada por "Nautilus", contou, além da PJ e da Marinha e Força Aérea Portuguesas, com o envolvimento da "Guardia Civil" de Espanha, da "Drug Enforcement Administration" (DEA) dos EUA e da "National Crime Agency do Reino Unido", sendo suportada com informação partilhada via "Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics" (MAOC-N). Foi a primeira vez que se concretizou em pleno oceano uma operação com estas características.
O MAOC-N é uma plataforma de cooperação internacional, co-financiada pela União Europeia, para reforço do combate ao narcotráfico por via marítima, criada e com sede em Lisboa desde 2007, e do qual fazem parte nove países europeus: Portugal, Espanha, França, Itália, Holanda, Irlanda, Reino Unido, Bélgica e Alemanha (tendo Cabo Verde o estatuto de observador na mesma).
A designação da operação é um referência ao submarino "Nautilus" do romance de ficção científica "Vinte Mil Léguas Submarinas", de Jules Verne, publicado como livro a 20 de Junho de 1870, em francês, como "Vingt Mille Lieues Sous les Mers".
Foto integral do semi-submersível via Marinha Portuguesa. Fotos de detalhe seleccionadas e editadas por "Espada & Escudo" a partir de via vídeo via PJ
Comentários