Marinha dos Estados Unidos lança F/A-18 "Super Hornet" armado com JSOW para ataque contra o "Movimento Houthi" no Iémen
Mar-Vermelho
15 de Março de 2025

Aeronave de ataque F/A-18E "Super Hornet" (204), VFA-143 "Pukin' Dogs", armada com quatro bombas guiadas planadoras AGM-154 JSOW (duas sob cada asa), projectada a 15 de Março de 2025 a partir de uma das quatro catapultas do convés de voo do porta-aviões USS Harry S. Truman (CVN 75) da classe Nimitz da Marinha dos Estados Unidos, no Mar Vermelho, para missão contra objectivos no Oeste do Iémen. Num outro F/A-18, em segundo plano à esquerda na foto, podemos observar, sob protecção dianteira em vermelho-vivo, um míssil de cruzeiro AGM-84K SLAM-ER ("Standoff Land Attack Missile-Expanded Response"), de 4,37 metros de comprimento, 343 mm de diâmetro e uma massa de 674 kg (ogiva de 227 kg) com alcance de 270 km.
As AGM-154 JSOW têm uma massa total de cerca de 500 kg, com um comprimento de 4,1 metros, um diâmetro de 33 cm, e uma envergadura de asa de 2,7 metros. Têm um alcance de 22 a 130 km, conforme a altitude a que sejam libertadas. São guiadas por inércia, satélite e, no modelo "C", por infra-vermelho (na trajectória terminal). Podem estar armadas com uma ogiva de "cluster" (com 154 sub-munições BLU 97/B CEB, de efeito combinado com carga dirigida, elementos de fragmentação e incendiários) ou com ogiva única (BROACH), de 225 kg, de dois estágios, orientada a alvos em posições fortificadas.
O USS Harry S. Truman largou de Norfolk, no Estado da Virgínia, costa leste dos EUA, a 23 de Setembro de 2024, desenvolveu acções em contexto NATO no Atlântico Norte em Outubro e Novembro de 2024 e, após passagem ao largo da costa continental Portuguesa, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2024/11/porta-avioes-uss-harry-s-truman-da.html , deu entrada no Mediterrâneo e, cruzando o Canal do Suez, deu entrada no Teatro de Operações do Mar Vermelho a 14 de Dezembro de 2024, onde opera actualmente sob a égide do US CENTCOM.
O US CENTCOM é o acrónimo que designa o "United States Central Command", "Comando Central dos Estados Unidos", correspondendo o termo "Central" a uma referência geográfica que compreende o Médio-Oriente e partes da Ásia Central. Acrescem os comandos designados por EUCOM (Europa), AFRICOM (África) e INDOPACOM (Indo-Pacífico).
As forças Ansar Allah ("أَنْصَار ٱللَّٰه", "Apoiantes de Deus"), conhecidas popularmente por "Movimento Houthi" ("ٱلْحُوثِيُّون"), com origens na década de 1990, levou a efeito uma grande ofensiva militar em 2014, tomando a capital Sanaa, e derrubando o governo central do Iémen, liderado por Abdrabbuh Mansur Hadi ("عبدربه منصور هادي"). Tem lugar, em 2015, uma contra-intervenção militar, apoiada pela Arábia Saudita, visando a reposição do governo e a contenção do "Movimento Houthi". Esta intervenção não alcançou os seus objectivos, estando o Iémen numa situação de impasse e de conflito aberto, mantendo-se o controlo da capital e da parte ocidental do Iémen por parte do "Movimento Houthi".
O "Movimento Houthi" prossegue uma campanha militar de retaliação face ao conflito entre as Forças de Israel e as Forças do Hamas, em Gaza, com ataques sobre navios no Mar Vermelho, Golfo de Adém e Oceano Índico, em particular sobre aqueles que aponta terem relações com Israel, Estados Unidos e Reino Unido, ou que naveguem ocultado a sua identidade e localização.

Fotos seleccionadas e editadas por "Espada & Escudo" a partir de vídeo via US CENTCOM
Comentários