1973 - Militares Portugueses em operação de protecção sobre ferrovia no Norte de Moçambique


Província Ultramarina de Moçambique, Portugal
1 de Agosto de 1973

Militares das Forças Armadas Portuguesas em protecção a comboio dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), locomotiva Henschel & Sohn GmbH (Kassel, Alemanha), rumo a Vila Cabral (linha desde Nacala, via Nampula, Cuamba, Catur), no Norte da Província Ultramarina de Moçambique, Portugal, a 1 de Agosto de 1973. Vila Cabral (actual Lichinga), geo-referenciação -13.312277265529955, 35.25199252091907 , ref. https://maps.app.goo.gl/VWs7jYjipj6Y8Kd7A , na região do Lago Niassa, dista cerca de 1 400 km da então capital Lourenço Marques (actual Maputo), a Sul.
Na dianteira da locomotiva segue uma carruagem, aberta, com protecção composta por reforços de estruturas de madeira preenchidas, até ao taipal metálico, com terra compactada. Os militares portugueses estão armados com espingardas automáticas Heckler & Koch (HK) G3(A3), calibre 7,62×51mm NATO. Esta linha de caminho de ferro foi alvo de ataques por parte da FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique) compreendendo designadamente a colocação de minas resultando na destruição de carris e material circulante.
O autor das fotos, o norte-americano David Hume Kennerly, então com 26 anos, tinha recebido no ano anterior, 1972, o Prémio Pulitzer, por uma das suas fotos realizadas na Guerra do Vietname, no vale de A Sầu, na fronteira com o Laos.





Fotos por David Hume Kennerly (seleccionadas e editadas por "Espada & Escudo")






Foto Estação de Nova Guarda, troço Catur - Vila Cabral, 1971 a 1973, por Manuel Joaquim Vaz de Lima, Pelotão de Reconhecimento Daimler 3009, Batalhão de Caçadores 20



Anotação por "Espada & Escudo" sobre foto de referência a preto e branco por Manuel Joaquim Vaz de Lima, Batalhão Caçadores 20, Catur-Vila Cabral, 1971-1973








Fotos troço Catur - Vila Cabral, 1971 a 1973, por Manuel Joaquim Vaz de Lima, Pelotão de Reconhecimento Daimler 3009, Batalhão de Caçadores 20






Acção de minas colocadas pela FRELIMO no caminho-de-ferro Nacala – Vila Cabral ao km 673 - 673.5 (entre Catur e Vila Cabral) a 18 de Março de 1973. Fotos via Cap. Serafim Silva Santos, Cmdte da 2.ª Companhia de Cavalaria do Batalhão de Cavalaria 8420


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