Báltico - Treino com Viatura Blindada CV90 das Forças Suecas na Letónia
Letónia
19 de Março de 2025Viatura blindada CV90 (Strf 9040C) do 72.º Batalhão do Regimento P 7 ("Södra skånska regementet") do Exército da Suécia em treinos tácticos de forças mecanizadas, com o Exército da Letónia, a 19 de Março de 2025, na Letónia.
A CV90 é uma viatura blindada de fabrico sueco, de 23 toneladas, com 6,55 metros de comprimento, com uma guarnição de 3 elementos e podendo transportar 6 a 7 militares equipados. Tem como armamento principal um peça automática Bofors de 40 mm, com 234 munições; contando ainda com uma metralhadora co-axial Kulspruta m/39C em calibre 7.62×51mm NATO. Propulsionada por um motor V8 diesel Scania DSI 14 consegue alcançar uma velocidade máxima de 70 km/h com um alcance operacional "offroad" de 320 km. A variante Strf 9040C corresponde ao melhoramento da Strf 9040B1 com placas adicionais de blindagem. Compreende peça estabilizada, controlo digital de tiro, bem como ópticas com visão térmica e nocturna.
As Forças Armadas da Suécia possuem actualmente 2 a 3 centenas de unidades da viatura blindada CV90 (em diferentes versões).
As Forças Suecas estão neste Teatro de Operações do Báltico afectas à Brigada Multinacional NATO para a Letónia ("NATO Multinational Brigade Latvia", MNB-LVA). As forças desta Brigada, estabelecida desde 3 de Julho de 2024, comandadas actualmente pelo canadiano Coronel Cédric Aspirault, estão baseadas no campo militar de Ādaži, que compreende a maior área de treino militar do Báltico, com 7 746 hectares, junto à localidade do mesmo nome, na região de Pierīga, na margem Leste do rio Gauja, distando cerca de 20 Km a Nordeste do centro da capital Riga e 200 Km da fronteira, a Leste, com a Federação Russa. É composta actualmente por mais de 3 mil elementos da Letónia, Polónia, Eslováquia, República Checa, Eslovénia, Macedónia do Norte, Montenegro, Albânia, Itália, Dinamarca, Suécia, Espanha, Islândia e Canadá.
Foto por Cabo N. Dorobļajs | Forças Armadas da Letónia
Comentários