Mísseis terra-ar S-125 na Batalha de Cuito Cuanavale em Angola


Cuito Cuanavale, Cuando-Cubango, Angola 
29 de Fevereiro de 1988

Militar das FAPLA ("Forças Armadas Populares de Libertação de Angola") junto a plataforma quadrupla, PU 5P73 (ПУ 5П73), fixa, de mísseis de defesa anti-aérea S-125 Neva/Pechora ("С-125 Нева/Печора", designação NATO SA-3 "Goa") no Teatro de Operações da Batalha de Cuito-Cuanavale, no Sudeste de Angola, a 29 de Fevereiro de 1988. O militar das FAPLA está armado com uma espingarda automática AKM, calibre 7.62×39mm, com carregador em polímero AG-4S e coronha em madeira laminada.
De fabrico soviético, ao serviço originalmente desde 1971, os mísseis S-125 (C-125) têm uma massa de 953 kg, um comprimento de 6 metros e um diâmetro de 375 mm. Estão equipados com uma ogiva de 70 kg de alto-explosivo de fragmentação (cerca de 33 kg de alto-explosivo e 4 500 fragmentos metálicos). Têm um alcance operacional de 17km, um velocidade na ordem dos 2 500 km/h e uma altitude máxima de 18 000 metros.
A batalha de Cuito Cuanavale (também conhecida como Batalha do Rio Lumba), no sudeste de Angola, foi o maior confronto militar da Guerra Civil Angolana e decorreu intermitentemente ao longo de 7 meses, compreendidos entre 14 de Agosto de 1987 e 23 de Março de 1988, opondo as forças da UNITA ("União Nacional para a Independência Total de Angola"), lideradas por Jonas Savimbi, apoiadas por forças da África do Sul, às forças das FAPLA, lideradas por José Eduardo dos Santos, apoiadas por forças de Cuba. Num Teatro de Operações que envolveu mais de 4 dezenas de milhar de militares, centenas de blindados e dezenas de aviões, as forças da UNITA e da África Sul registaram mais de 3 000 mortos, tendo perdido 2 aviões, 5 carros de combate (2 recuperados) e 11 viaturas blindadas; as forças da FAPLA e dos seus aliados de Cuba, registaram perto de 5 000 mortos, tendo perdido 18 aviões, 100 carros de combate e 65 viaturas blindadas.
Este sistema de misseis seria referenciado em outro contexto posterior, na Europa, no decurso da Operação "Allied Force", em 1999, no Teatro de Operações da Jugoslávia, onde um F-117A "Nighthawk" (número de série 82-0806, "Vega-31", pilotado pelo Tenente-Coronel Darrell Patrick "Dale" Zelko - e não pelo Capitão Ken "Wiz" Dwelle como muitas vezes referenciado pela inscrição na canópia), da Força Aérea dos EUA, foi abatido, a 27 de Março de 1999, a cerca de 45 km de Belgrado, precisamente por um míssil terra-ar S-125 Neva/Pechora disparado pelas defesas guiadas por radar das Forças Armadas Sérvias (estando a respectiva canópia, e outros elementos, em exibição no Museu da Aviação em Belgrado).
Foto por Pascal Guyot | Agence France-Press, AFP

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