Viatura de recuperação de blindados das Forças da Ucrânia em manobra de estrada na região de Kharkiv


Kharkiv, Ucrânia 25 de Março de 2025

Uma viatura de recuperação de blindados BTS-4 ("Bronetankoviy Tyagach Sredniy", "Tractor Blindado Médio"), variante melhorada LBTZ "Zubr" ("Bisonte", "Зуб"), ao serviço das Forças da Ucrânia, na região de Kharkiv, no Nordeste da Ucrânia, a 25 de Março de 2025.
A plataforma original BTS-4, de desenvolvimento soviético, é uma viatura de 33 toneladas (na versão agora modernizada, 38 toneladas), com aproximadamente 7 metros de comprimento e 3 metros de largura, assente nos chassis T-54/55 ou T-62, dedicada à recuperação / reboque de viaturas blindadas e carros de combate, avariados ou danificados ("Armoured Recovery Vehicle", ARV).
A estrutura tubular, de suporte "base" na vertical na parte frontal, é um "snorkel" destinado a permitir a travessia de cursos de água de maior profundidade, assegurando a operação do motor (nesta base encaixa um tubo vertical, aqui ausente mas transportado no eixo horizontal superior do chassis, que prolonga cerca de 2-3 metros tal capacidade).
A Fábrica de Blindados de Lviv ("Львовский бронетанковый завод", ЛБТЗ; "Lvovskiy bronetankovy zavod", LBTZ), parte do conglomerado de indústrias de defesa do estado ucraniano, UkrOboronProm (UOP), iniciou em 2018 o desenvolvimento desta modernização de viaturas BTS-4 (como o nome de "Bisonte"), equiparando as mesmas à viatura BREM-1, contando agora com grua hidráulica (com capacidade de 12 toneladas), dois novos guinchos (um de apoio ao primário, e um novo), pá frontal (aqui com pintura de "dentes"), nova motorização de 690 hp e as rodas e trilhos do T-80. As primeiras unidades foram produzidas em 2019.
Foto por Sofiia Gatilova | Reuters

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA