Leopard 2A6 das Forças Armadas Portuguesas em exercício táctico na Eslováquia
Lešť, Pliešovce, Eslováquia
Fevereiro de 2025
Um dos Leopard 2A6 (D12, MX-53-12) do pelotão de carros de combate Leopard 2A6 da 2ª Força Nacional Destacada para a Eslováquia (2ªFND/SVK), das Forças Armadas Portuguesas, junto do Grupo de Batalha Multinacional da NATO na Eslováquia (NATO "MultiNational BattleGroup Slovakia", MN BG SVK), no decurso do exercício táctico "Iron Horse 252", em Lešť, Pliešovce, na Eslováquia, Fevereiro de 2025. Lešť dista cerca de 230 km da fronteira, a Leste, com a Ucrânia.
Podemos aqui observar os "Dentes de Dragão" ("Drachenzähne", na designação original alemã), que correspondem a elementos piramidais, de base quadrada, de betão, com 90 a 120 cm de altura, destinados a barrar ou atrasar a marcha de carros de combate. Foram usados pela primeira vez no decurso da 2.ª Guerra Mundial sendo combinados tipicamente com a aplicação contígua de minas anti-carro e de barreiras de arame-farpado.
Os militares da 2ªFND/SVK, comandados pela Tenente Inês Rafaela Fernandes Pereira, partiram de Portugal para a Eslováquia a 10 Janeiro de 2025, e estarão afectos a este Teatro de Operações até Junho de 2025. Este pelotão, destacado a partir do Grupo de Carros de Combate (GCC) da Brigada Mecanizada (BrigMec) do Exército Português, é aqui composto por um total de cinco Leopard 2A6 (a que se juntam uma viatura pesada e duas ligeiras). Sendo um pelotão de carros de combate (PelCC) composto por quatro blindados, acresce aqui, por boa prática, uma unidade adicional (de reserva). Os Leopard 2A6 portugueses foram projectados originalmente desde Portugal por via marítima e, após desembarcados no porto polaco de Gydnia, por via terrestre, estando na Eslováquia desde Julho de 2024.
A Brigada Multinacional da NATO na Eslováquia é composta por militares de Espanha, Eslováquia, República Checa, Portugal, Roménia e Eslovénia. Está aquartelada em Lešť, Pliešovce, no Centro-Sul da Eslováquia, a cerca de 230 km da fronteira, a Leste, com a Ucrânia. A NATO conta actualmente com um total de oito Grupos de Batalha no seu flanco Leste (de Norte para Sul): Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Hungria, Roménia, Bulgária.
Foto via Forças Armadas Portuguesas
Comentários