Cargueiro de empresa alemã colide com petroleiro fretado pelo Departamento de Defesa dos EUA junto à costa inglesa


Mar do Norte, East Yorkshire, Inglaterra 
10 de Março de 2025

O navio cargueiro "Solong" (IMO 9322554), de 2005 com 140 metros de comprimento e 22 metros de boca, com 14 tripulantes, propriedade da empresa alemã Ernst Russ, com pavilhão de Portugal, colidiu, pelas 09:48 (locais) de 10 de Março de 2025, com o bombordo do navio petroleiro "Stena Immaculate" (IMO 9693018), de 2017 com 183 metros de comprimento e 32 metros de boca, com 23 tripulantes, propriedade da empresa sueca Stena Bulk (operado pela norte-americana Crowley Maritime), com pavilhão dos Estados Unidos da América.
A colisão teve lugar junto a Withermsea, East Yorkshire, a 21 km (11 milhas náuticas) da costa Leste de Inglaterra (geo-referenciação 53.733000, 0.398000, ref. https://maps.app.goo.gl/QJiyjkFtVDnBfSrS8 ), em condições de nevoeiro, com o "Stena Immaculate" fundeado (desde as 18:30 locais de 9 de Março de 2025, aguardando acesso ao porto de Humber) e o "Solong" a navegar a 16 nós proveniente de Grangemouth, na Escócia, com uma carga de álcool em contentores, tendo como destino de rota Roterdão, na Holanda. Da colisão resultou um incêndio alargado e de grandes proporções, com várias explosões, tendo ambos os navios sido abandonados pelas respectivas tripulações. Os incêndios seriam extintos pela acção das equipas britânicas destacadas, o cargueiro seria acompanhado por rebocadores para uma posição afastada, estando pendente de avaliação pelos proprietários e autoridades competentes os próximos passos referentes à sua possível recuperação e reparação, mantendo-se ambos a flutuar mas com danos substanciais.
Foram resgatados com sucesso para terra um total de 36 tripulantes, estando desaparecido um dos tripulantes do "Solong". A 11 de Março de 2025, sob suspeita de crime de negligência, foi detido pela Polícia de Humberside um homem de 59 anos, de nacionalidade Russa, referenciado como o comandante do navio cargueiro "Solong".
A Crowley Maritime opera, entre outros, e através da sua unidade de negócios Crowley Solutions, os serviços de gestão e armazenamento de combustível para as operações militares dos Estados Unidos, fretada pelo respectivo Departamento de Defesa (DoD), via Agência de Logística de Defesa (DLA). Em concreto, a Crowley Maritime tem à sua responsabilidade o transporte, armazenamento e protecção de combustível JP-5 e JET A-1 (de aviação) para uso pelas forças militares norte-americanas, precisamente o combustível aqui transportado pelo "Stena Immaculate", num volume de 220 000 barris (35 milhões de litros) de JET-A1.


"Solong" (IMO 9322554) Foto a 11 de Março de 2025 a partir de uma aeronave não tripulada Schiebel Camcopter S-100, ao serviço da Guarda Costeira do Reino Unido ("HM Coast Guard"), a operar a uma altitude de 17 391 pés (5 300 metros)


"Stena Immaculate" (IMO 9693018)
Foto a 11 de Março de 2025 a partir de uma aeronave não tripulada Schiebel Camcopter S-100, ao serviço da Guarda Costeira do Reino Unido ("HM Coast Guard"), a operar a uma altitude de 8 649 pés (2 636 metros)
"Stena Immaculate" (IMO 9693018)




Foto colisão por Bartek Śmiałek/AP; Foto "Solong" via Aeronave Não Tripulada da "Maritime and Coastguard Agency" (UK); Foto "Stena Immaculate" via EPA-EFE/REX/Shutterstock.








Vídeo-tracking via Marine Traffic




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