Caças F-35 noruegueses acompanham quadrimotores de patrulha marítima e luta anti-submarina Tu-142 russos


Mar da Noruega - Mar de Barents 10 de Março de 2025
Dois F-35A da Força Aérea da Noruega, a operar em nível de "Quick Reaction Alert" (QRA) a partir da Base Aérea de Evenes, no árctico, acompanharam dois quadrimotores de patrulha marítima e luta anti-submarina Tupolev Tu-142 ("Туполев Ту-142"; designação NATO, "Bear F") da Frota do Norte da Aviação Naval das Forças Armadas da Federação Russa, na região entre o Mar de Barents e o Mar da Noruega, a 10 de Março de 2025. Decorre nesta região, a partir de Troms, o exercício "Joint Viking 2025". Na foto está referenciado o F-35 número 5210 (com um míssil ar-ar "Sidewinder", de curto-alcance, guiado por infra-vermelho, num dos pontos exteriores) e o Tu-142 F número RF-34059.
O exercício bienal "Joint Viking", promovido pelas Forças Armadas da Noruega, iniciou a sua edição de 2025 a 3 de Março e decorrerá, ao longo de 11 dias, até 14 de Março de 2025, envolvendo 10 000 militares da Noruega, Canadá, Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Holanda, Reino Unido e EUA. Sendo o maior exercício das Forças Norueguesas previsto para 2025, decorre em torno da região de Troms, no Norte da Noruega, mais de 300 km acima do círculo polar árctico.
O Lockheed Martin F-35A Lightning II é uma aeronave multifunção, "stealth", de 5.ª geração, monomotor, supersónica (Mach 1.6), com um alcance operacional de 2 200 km. O primeiro F-35A (AA-1) teve a sua estreia de voo a 15 de Dezembro de 2006, tendo a primeira unidade de produção chegado à Força Aérea dos EUA em Julho de 2011. Além de um canhão automático de 4 canos rotativos de 25mm, GAU-22/A, com 180 munições, dispõe de 4 pontos de fixação internos e 6 externos com uma capacidade, respectivamente, de 2 600 kg e 6 800 kg de diferentes combinações de mísseis e bombas guiadas. No total, e compreendendo as variantes A, B e C terão sido construídas mais de 1 100 unidades.
Em Fevereiro de 2025 a Força Aérea da Noruega contava com 49 unidades do F-35A ao seu serviço, de um total de 52 unidades encomendadas que deverão receber até ao final de 2025. Estes F-35A operam a partir da Base Aérea de Ørland com um destacamento de resposta rápida a operar a partir da Base Aérea de Evenes, a cerca de 615 km a Norte, já em pleno árctico.
Variante de patrulha marítima da plataforma de bombardeiro estratégico Tu-95, o Tu-142 é operado por uma tripulação de 10 elementos (piloto, co-piloto, engenheiro de voo, especialista de comunicações, navegador, operadores de sensores e, em função da missão, especialistas adicionais em guerra anti-submarina), tendo comprimento de 53 metros, uma envergadura de asa de 50 metros, com um peso máximo à descolagem de 185 toneladas.
Propulsionado por 4 motores Kuznetsov NK-12MP, com 8 pás de hélice cada, alcança uma velocidade máxima de 925 km/h (em cruzeiro de 855 km/h) com um raio de acção de combate de 5 200 km e um tecto de altitude de 12 000 metros. Está equipado com um canhão automático duplo de 23 mm Gryazev-Shipunov GSh-23, montado numa torre na cauda, e pode projectar torpedos, cargas de profundidade, minas e sonoboias em contexto de guerra anti-submarina. A Federação Russa contará actualmente com 22 unidades deste avião de patrulha marítima de longo alcance, repartidas entre 12 unidades Tu-142MK/MZ e 10 unidades Tu-142MR.
Foto via Forças Armadas da Noruega

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