"Sapadores" da Federação Russa em acção de desminagem na região fronteiriça de Kursk


Kursk, Federação Russa 
27 de Março de 2025

Especialistas do 92.º Regimento de Sapadores ("92-го саперного полка") das Forças Armadas da Federação Russa em acção de desminagem, com apoio de uma viatura Uran-6 ("Уран-6") de operação remota, na região de Kursk, junto à fronteira com o Norte com a Ucrânia, a 27 de Março de 2025.
O Uran-6 (MRTK-R) é uma viatura de remoção de minas, de controlo remoto, ao serviço das Forças Armadas da Federação Russa desde finais de 2015. Tem um peso de 6 toneladas, um comprimento de 4,45 metros, uma largura de 2,01 metros e uma altura de 1,49 metros. Está equipada com 4 camaras e é operada, remotamente, por um especialista de engenharia. Opera a uma velocidade de desminagem na ordem dos 3 km / h.
Construída na Federação Russa pela JSC "766 UPTK" (Krasnogorsk, Moscovo), é derivada da viatura croata MV-4 Dok-Ing, estando equipada com um conjunto integrado de ferramentas de remoção de terreno e detonação de minas - contando com protecção de blindagem especializada para resistir às mesmas.
Foi referenciada antes em uso operacional, em Dezembro de 2020, na região de Stepanakert em Nagorno-Karabakh, onde operacionais da Federação Russa intervieram na qualidade de Forças de Manutenção da Paz, na sequência da 2.ª Guerra de Nagorno-Karabakh, que teve lugar entre 27 de Setembro de 2020 e 10 Novembro de 2020, opondo a autoproclamada República de Artsakh e a Arménia, face ao Azerbaijão. Operou ainda, em contexto de combate, no Teatro de Operações da Síria (Palmira, Aleppo e Deir ez-Zor).




Fotos por Sergey Bobylev | RIA Novosti



Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA