Blindado "Lynx" das Forças Húngaras atravessa o Rio Tisa sobre pontão móvel


Rio Tisa, Hungria
Março de 2025

Viatura blindada Rheinmetall KF41 "Lynx" ("Lince"), matrícula H 30515, com peça de 30 mm, do 1.º Batalhão de Granadeiros da 30.ª Brigada de Infantaria Mecanizada ("30. Páncélozott Gyalogdandár") do Exército da Hungria, atravessa o Rio Tisa com apoio dos meios do 14.º Regimento de Engenharia "Rákóczi Ferenc II" ("MH II. Rákóczi Ferenc 14. Műszaki Ezred") do Exército da Hungria, Março de 2025. Esta transposição de curso de água, com os recentemente modernizados barcos BMK-130M, de apoio à manobra de um pontão móvel PMP ("Pontonno-Mostovoy Park", "Понтонно-мостовой парк", ПМП), tem aqui lugar a poucos quilómetros de onde está baseada esta unidade de engenharia, em Szentes, no Sul da Hungria.
A KF41 ("Kettenfahrzeug 41") "Lynx" é uma viatura blindada de lagartas, de que a Hungria, o seu primeiro (e actualmente único) operador, encomendou 218 unidades em 2020 ao fabricante alemão Rheinmetall. A sua produção contou com um primeiro lote, produzido na Alemanha, de 25 unidades (a primeira delas entregue a 15 de Outubro de 2022); e um segundo, a partir da unidade fabril de Zalaegerszeg, na Hungria, que iniciou laboração em 2023, e conta já com 20 unidades entregues. As Forças da Hungria contam actualmente com 45 unidades ao seu serviço, sendo projectado receber todas as unidades até 2030 (46 produzidas na Alemanha e 172 produzidas na unidade húngara).
Sustentando uma velocidade máxima de 70 km/h, e com um alcance operacional de 500 km, o KF41 "Lynx" tem um massa de 45 toneladas, com 7.7 metros de comprimento, 3.6 metros de largura e 3.3 metros de altura. Com um guarnição de 3 elementos, pode transportar até 8 militares equipados. Está, nesta variante, armado com uma peça automática Rheinmetall MK30-2/ABM, de 30mm (com 200 munições), em torre Lance (KF31), com um metralhadora média, coaxial, calibre 7.62 mm. Pode, opcionalmente, ser equipado com lançadores de "drones" ou de mísseis guiados anti-carro (Spike LR2).
Ao topo do chassis, vísivel nas fotos, podemos encontrar o sistema Rheinmetall de protecção ROSY-L ("Rapid Obscuring System - Land"), com 2 x 5 lançadores de cargas de 40x280 mm que permitem a criação de cortinas de fumo multi-espectro - com interrupção da linha de vista e componentes de barramento de infra-vermelho e laser (contra sistemas electro-ópticos e armas guiadas). Conta ainda com o sistema de protecção activa-passiva "StrikeShield", destinado a interceptar granadas-foguete e mísseis anti-carro, cujos painéis (com sensor e projector) podemos observar nas "saias" laterais do blindado.











Fotos por Tünde Rácz | via Forças Armadas da Hungria



Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA