"Operação Fluxo" - Assalto das Forças Russas às posições Ucranianas em Kursk com infiltração via gasoduto


Sudzha, Kursk, Federação Russa
8 de Março de 2025

As Forças Armadas da Federação Russa levavaram a efeito, a 8 de Março de 2025, a Operação "Fluxo" (Potok, "Поток"), infiltrando ao longo de 4 dias um efectivo de 8 centenas dos seus militares através de um troço de 15 km do gasoduto Urengoy-Pomary-Uzhgorod, com 1,42 metros de diâmetro, que os levou a alcançar o flanco e retaguarda das posições ucranianas na zona industrial de Sudzha ("Суджа"), Kursk, na Federação Russa, a cerca de 10 km da fronteira com o Norte da Ucrânia. Sudzha seria ocupada pelas forças russas a 12 de Março de 2025 e as forças ucranianas retiraram desta posição que ocupavam desde a ofensiva de Agosto de 2024.
As Forças Russas envolveram nesta operação, preparada ao longo das 3 semanas anteriores, efectivos da Brigada de Reconhecimento de Assalto "Vostok" (" Добровольческая Разведывательная Штурмовая Бригада "Восток" " , ДРШБр Восток); do Grupo "Aida" ("Группа Айда") da Unidade de Forças Especiais "Akhmat" (" Отряд специального назначения "Ахмат" ", СпН "Ахма́т") da Chechénia; da 11.ª Brigada de Assalto Aerotransportado da Guarda ("11-я отдельная гвардейская десантно-штурмовая бригада", 11 гв. одшбр, 32364); e da 30.ª Brigada de Infantaria Motorizada Independente ("30-я отдельная гвардейская мотострелковая бригада", 30 омсбр, 45863"); entre outras.
Foi retirado acumulado de gás do "pipeline" (com fornecimento interrompido desde 1 de Janeiro de 2025), injectado ar no mesmo, preparados, em subterrâneo, pontos de saída e de concentração de forças (com reabastecimentos de alimentação, água, sanitários, comunicações, iluminação, etc) e lançado o assalto quando todas as forças estavam já reunidas e equipadas nesses pontos. Existem referências ao uso de uma técnica e táctica semelhantes durante o assalto das Forças da Federação Russa sobre Avdiivka ("Авдеевки"), na região de Donestsk, no Leste da Ucrânia, em Janeiro de 2024.
O gasoduto Urengoy-Pomary-Uzhgorod ("Уренгой — Помары — Ужгород") foi construído em 1983 (inaugurado em Janeiro de 1984) pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) transportando gás natural desde a região ocidental da Sibéria até à Europa Central e Ocidental atravessando a Ucrânia. A sua designação corresponde a 3 localidades do seu percurso: Urengoy, na Sibéria (um dos maiores campos de gás natural do planeta, o campo de Urengo); Pomary, na Rússia; e Uzhgorod, na Ucrânia, junto à fronteira com a Eslováquia.










Fotos seleccionadas e editadas por "Espada & Escudo" via vídeo RT






Emblema da Brigada de Reconhecimento de Assalto "Vostok" (" Добровольческая Разведывательная Штурмовая Бригада "Восток" " , ДРШБр Восток), no contexto da Operação "Fluxo"




Emblema da Unidade de Forças Especiais "Akhmat" (" Отряд специального назначения "Ахмат" ", СпН "Ахма́т") da Chechénia, no contexto da Operação "Fluxo"





Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA