"Operação Fluxo" - Assalto das Forças Russas às posições Ucranianas em Kursk com infiltração via gasoduto
Sudzha, Kursk, Federação Russa
8 de Março de 2025
As Forças Armadas da Federação Russa levavaram a efeito, a 8 de Março de 2025, a Operação "Fluxo" (Potok, "Поток"), infiltrando ao longo de 4 dias um efectivo de 8 centenas dos seus militares através de um troço de 15 km do gasoduto Urengoy-Pomary-Uzhgorod, com 1,42 metros de diâmetro, que os levou a alcançar o flanco e retaguarda das posições ucranianas na zona industrial de Sudzha ("Суджа"), Kursk, na Federação Russa, a cerca de 10 km da fronteira com o Norte da Ucrânia. Sudzha seria ocupada pelas forças russas a 12 de Março de 2025 e as forças ucranianas retiraram desta posição que ocupavam desde a ofensiva de Agosto de 2024.
As Forças Russas envolveram nesta operação, preparada ao longo das 3 semanas anteriores, efectivos da Brigada de Reconhecimento de Assalto "Vostok" (" Добровольческая Разведывательная Штурмовая Бригада "Восток" " , ДРШБр Восток); do Grupo "Aida" ("Группа Айда") da Unidade de Forças Especiais "Akhmat" (" Отряд специального назначения "Ахмат" ", СпН "Ахма́т") da Chechénia; da 11.ª Brigada de Assalto Aerotransportado da Guarda ("11-я отдельная гвардейская десантно-штурмовая бригада", 11 гв. одшбр, 32364); e da 30.ª Brigada de Infantaria Motorizada Independente ("30-я отдельная гвардейская мотострелковая бригада", 30 омсбр, 45863"); entre outras.
Foi retirado acumulado de gás do "pipeline" (com fornecimento interrompido desde 1 de Janeiro de 2025), injectado ar no mesmo, preparados, em subterrâneo, pontos de saída e de concentração de forças (com reabastecimentos de alimentação, água, sanitários, comunicações, iluminação, etc) e lançado o assalto quando todas as forças estavam já reunidas e equipadas nesses pontos. Existem referências ao uso de uma técnica e táctica semelhantes durante o assalto das Forças da Federação Russa sobre Avdiivka ("Авдеевки"), na região de Donestsk, no Leste da Ucrânia, em Janeiro de 2024.
O gasoduto Urengoy-Pomary-Uzhgorod ("Уренгой — Помары — Ужгород") foi construído em 1983 (inaugurado em Janeiro de 1984) pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) transportando gás natural desde a região ocidental da Sibéria até à Europa Central e Ocidental atravessando a Ucrânia. A sua designação corresponde a 3 localidades do seu percurso: Urengoy, na Sibéria (um dos maiores campos de gás natural do planeta, o campo de Urengo); Pomary, na Rússia; e Uzhgorod, na Ucrânia, junto à fronteira com a Eslováquia.
Fotos seleccionadas e editadas por "Espada & Escudo" via vídeo RT
Emblema da Brigada de Reconhecimento de Assalto "Vostok" (" Добровольческая Разведывательная Штурмовая Бригада "Восток" " , ДРШБр Восток), no contexto da Operação "Fluxo"
Emblema da Unidade de Forças Especiais "Akhmat" (" Отряд специального назначения "Ахмат" ", СпН "Ахма́т") da Chechénia, no contexto da Operação "Fluxo"
Comentários