Militares portugueses em exercício táctico na Roménia com aeronave não tripulada "Raven"
Roménia
Fevereiro de 2025
Sob queda de neve, um militar da 6.ª Força Nacional Destacada (6FND CAtMec/ROU) das Forças Armadas Portuguesas, com um "drone" AeroVironment RQ-11B "Raven", junto a uma viatura táctica ligeira blindada (VLTB) 4x4 URO VAMTAC ST5, armada com metralhadora pesada M2 calibre 12.7x99mm NATO, no decurso do exercício "Red Scorpions", na Roménia, Fevereiro de 2025.
O nome do exercicio, "Red Scorpions" ("Escorpiões Vermelhos"), decorre da alcunha ("Scorpionii Roșii") atribuída ao 26.º Batalhão de Infantaria "Neagoe Basarab" do Exército Romeno aquando da sua passagem pelo Teatro de Operações de Angola em 1996, sob o âmbito UNAVEM III ("United Nations Angola Verification Mission"). Organizado por esta unidade, esta edição do "Red Scorpions" contou com forças de Portugal, da Roménia, da Bélgica e da Macedónia do Norte. O exercício permitiu desenvolver operações em ambiente urbano, execução de aberturas de brecha em obstáculos e o assalto a objectivos em áreas edificadas.
O AeroVironment RQ-11B "Raven" é um "drone" de pequenas dimensões, de fabrico norte-americano, de lançamento manual, operado por dois elementos - um "Mission Operator" e um "Vehicle Operator", seja a partir de uma posição estática, seja a partir de uma viatura. Com um peso de aproximadamente 1,9 kg (2,17 kg quando equipado com câmara com sensor Electro-Óptico / Infra-Vermelho), um comprimento de 92 cm e uma envergadura de 1,4 metros, tem uma velocidade de cruzeiro de 32 km/h (máxima de 81 km/h) e um tecto de altitude de 152 metros, com uma autonomia de 60 até 90 minutos de voo e com um raio de alcance de 10 km. Entrou ao serviço das Forças Armadas dos Estados Unidos da América em 2004 e está hoje ao serviço de mais de 30 países, entre os quais Portugal (desde 2019).
As viaturas tácticas ligeiras blindadas (VLTB) 4x4 URO VAMTAC ST5, ao serviço do Exército Português desde 2020, são fabricadas pela UROVESA - URO Vehículos Especiales S.A. (Espanha), correspondendo o acrónimo VAMTAC a "Vehículo de Alta Movilidad Táctico", literalmente "Veículo Táctico de Alta Mobilidade". A versão ST5 BN3 tem um peso de 10 250 kg, um comprimento de 5,26m, uma largura de 2,85 e uma altura de 2,77m. Operam com até 5 elementos e estão armadas com uma metralhadora pesada, estando referenciadas com um nível 3 de protecção balística STANAG (4569).
Comandada pelo Major de Infantaria Daniel Filipe de Carvalho Gomes e constituída por 200 militares (197 do Exército, 2 da Marinha e 1 da Força Aérea), a 6.ª Força Nacional Destacada (FND), Companhia de Atiradores Mecanizada, para o Teatro de Operações da Roménia (6FND CAtMec/ROU), partiu de Lisboa a 12 de Dezembro de 2024. Os militares portugueses presentes na Roménia inserem-se no âmbito das "enhanced Vigilance Activities" da NATO para aquele flanco leste da Europa - que faz fronteira, a Norte e a Leste, ao longo de 649 km, com a Ucrânia.
Foto via Forças Armadas Portuguesas
Comentários