M109 do Exército Português em exercício de fogos-reais
Santa Margarida, Santarém, Portugal
20 de Março de 2025
Obus M109 A5, autopropulsionado, de 155mm, do Grupo de Artilharia de Campanha (GAC 15.5 AP) da Brigada Mecanizada (BrigMec) do Exército Português no decurso do exercício "STRONG IMPACT 25", com a realização de fogos-reais, em Santa Margarida, Santarém, Portugal, a 20 de Março de 2025. Podemos observar a preparação de cargas propelentes, munições e colocação de espoleta nas mesmas por parte dos artilheiros portugueses.
No detalhe das fotos podemos observar projécteis de alto-explosivo de fragmentação M107, de carga suplementar, produzido pela espanhola "Fábrica de Municiones de Granada", com um comprimento na ordem dos 60 cm (com espoleta, 68 cm), com uma massa na ordem 42 kg, compreendendo uma carga de alto explosivo, TNT, na ordem dos 6.7 kg. Podemos observar também, os "containers" da carga de propelente M4 A2 (com uma delas a ser preparada). Esta tipologia de propelente é tipicamente composta por uma carga com cerca de 6 kg - repartidos por uma carga base e quatro cargas suplementares assimétricas (modulares), permitindo endereçar as zonas 3, 4, 5, 6 e 7 (resultando em maiores velocidades iniciais e alcance crescente, de 5 a 10 km para a zona 3, de 10 a 15 km para a zona 4, e por diante). No detalhe de colocação da espoleta (M557), é possível observar, logo abaixo do dedo indicador, a ranhura destinada ao encaixe da chave de aperto. Esta espoleta pode ser ajustada para uso em "Point-Detonating Super-Quick" (PDSQ), "Impact" (IMP) ou "Delay" (DLY), sendo esta última inscrição visível na foto, à direita do selector que as permite escolher.
Realizado com periodicidade anual, a edição de 2025 do "STRONG IMPACT", o maior exercício nacional de apoio de fogos, decorreu ao longo de 3 dias, de 18 a 20 de Março de 2025, envolvendo cerca de 5 centenas de militares e 1 centena de viaturas. Contou, como em edições anteriores, com a participação internacional do "Grupo de Artilleria de Campaña XI", da Brigada "Extremadura XI" do Exército de Espanha ("Ejército de Tierra") e do "68éme Régiment d'Artillerie" do Exército de França (Armée de Terre). O exercício contou ainda com o envolvimento de dois F-16 da Força Aérea Portuguesa (FAP), em modo de ataque ao solo de proximidade ("Close Air Support", CAS), coordenados por uma equipa de controladores aéreos avançados ("Tactical Air Control Party", TACP) da FAP.
O M109A5 é uma boca de fogo média de Artilharia de Campanha, autopropulsada, assente no veículo blindado M109A2. Construída pela "Ground System Division" da "United Defense LP" (EUA), tem um massa total de 25 toneladas, com um comprimento de 9 metros, uma largura de 3,15 metros, e uma altura de 3,28 metros. Está armada com um obus de 155mm, M284, com um comprimento de tubo de 5 080 mm. Consegue projectar as suas cargas standard a 22 km, e até 30 km com as cargas assistidas por foguete. O M109A5 pode transportar até 36 munições. Está ao serviço do Exército Português desde 1981.
Comentários