Helicóptero HH-101A dos "Tigres" italianos em treino multinacional de operações especiais na costa do Gana


Elmina, Gana
15 de Maio de 2024

Helicóptero HH-101A "Caesar" (9-05) da 21.ª Esquadra "Tigre" ("21º Gruppo Tigre") da Força Aérea Italiana ("Aeronautica Militare"), a 15 de Maio de 2024, no decurso do exercício "Flintlock", no Gana, junto à cidade costeira de Elmina, geo-localização 5.07961978508138, -1.3572179844598147 , ref. https://maps.app.goo.gl/z3htHsPj1zq3jp6C9 , a cerca de 140 km a Oeste da capital, Acra.

Este HH-101 "Caesar" desenvolve aqui uma acção com forças de operações especiais multinacionais para treino de missões de visita, abordagem, busca e captura de meios navais ("Visit, Board, Search, and Seizure", VBSS), projectando as mesmas para descida em "fast rope" sobre um navio objectivo.

O exercício "Flintlock" é organizado anualmente, desde 2005, pelo Comando de Operações Especiais dos Estados Unidos para África ("U.S. Special Operations Command Africa", SOCAFRICA) na região do Sahel e Golfo da Guiné. Trata-se de um exercício multinacional com especial enfoque nas competências de garante de segurança à navegação e circulação e à luta anti-terrorista e anti-tráfico, bem como à segurança das populações e ao respeito pelos direitos humanos.

Esta edição realizou-se no Gana e na Costa do Marfim (que foram também os anfitriões da edição anterior), de 13 a 24 de Maio de 2024, tendo contado com a participação de 3 dezenas de países.

A posição aqui documentada dista cerca de 1 km a Oeste do Castelo de São Jorge da Mina (Feitoria da Mina), a mais antiga construção de origem Europeia ainda existente a sul do Sahara, construída pelo Reino de Portugal em 1482. Antes, em 1478, travou-se ao largo desta posição uma importante batalha naval (Batalha Naval da Guiné) entre as forças do Reino de Portugal e do Reino de Castela, que Portugal venceria (capturando toda a frota e fazendo prisioneira a guarnição inimiga sem sofrer a perda de nenhum meio naval português) e um elemento determinante para a assinatura do Tratado de Alcáçovas, a 4 de Setembro 1479, que, além de estabelecer a Paz, garantia as áreas de expansão do Reino Portugal na costa africana a Sul do paralelo 27 (Cabo Bojador).

O AgustaWestland HH-101 tem um comprimento de 22,81 metros, uma altura de 6,65 metros e um diâmetro do rotor principal de 18,60 metros. Está equipado com um sistema de propulsão composto por três motores General Electric CT7-8E, cada um com uma potência de 2.500 SHP. O peso máximo de descolagem é de 15,6 toneladas, e pode atingir uma velocidade máxima de aproximadamente 280 km/h, com uma autonomia de voo de 5 horas. O seu armamento pode incluir inclui três metralhadoras M134D "Gatling" em calibre 7,62 mm (uma em cada porta lateral e uma da rampa de acesso anterior).

Conta com protecção balística alargada, sistema de auto-protecção (detecção de ameaças) e guerra electrónica bem como sistema para re-abastecimento e voo e sistema electro-óptico FLIR Star Safire. Destinado, no contexto das forças italianas, a ser usado primordialmente em missões de operações especiais, compreende também o âmbito de missões de busca e salvamento (SAR) e de evacuação médica (MEDEVAC). Com um guarnição de 5 a 6 elementos, pode transportar até 20 militares equipados.

As primeiras unidades entraram ao serviço da Força Aérea Italiana em 2016, que conta actualmente com 15 ao seu serviço.

Foto por John Pearl | Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy")






Emblema da 21.ª Esquadra "Tigre" ("21º Gruppo Tigre") da Força Aérea Italiana ("Aeronautica Militare")


Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas