Plataforma de míssil anti-carro "Fagot" em operação por forças russas no Leste da Ucrânia


Donetsk, Ucrânia
Maio de 2024

Preparação para disparo de míssil guiado anti-carro 9M111 "Fagot", designação NATO AT-4 "Spigot", a partir do interior de uma edificação abandonada, por elementos das Forças Russas afectos à 14.ª Brigada de Artilharia da Guarda "Kalmius" (" 14-я гвардейская артиллерийская бригада «Кальмиус» ", 08802), ex-Batalhão "Kalmius" (" батальон «Кальмиус» "), na região de Donetsk, no Leste da Ucrânia, em Maio de 2024.

No ombro direito do militar que opera a plataforma, além do símbolo táctico da sua sub-unidade (БАЛБЕР, 13), temos a inicial "K", respeitante, precisamente, a "Kalmius" ("Кальмиус") - tal como, manuscrito e por extenso, na lateral do tubo do míssil.

Kalmius designa um rio na região do Donbas, com nascente na região da Cordilheira do Donets (planalto entre Luhansk e Donetsk) e, com 209 km de extensão, com foz no Mar de Azov, em Mariupol. Este rio correspondeu, aquando do início do conflito armado em 2014, à linha de fronteira entre o território separatista (a leste) e o território controlado pelo estado ucraniano (a oeste).

O Batalhão "Kalmius" (" батальон «Кальмиус» ") foi formado a 21 de Junho de 2014 por parte das milícias separatistas da autoproclamada República Popular de Donetsk (DPR / DNR, "Donetskaya Narodnaya Respublika"; "Доне́цкая Наро́дная Респу́блика", ДНР), Pró-Federação Russa. Após a declaração de anexação da República Popular de Donetsk por parte da Federação Russa, a 30 de Setembro de 2022, esta unidade passaria a integrar as Forças Armadas da Federação Russa, desde 31 de Dezembro de 2022, com a actual designação e sob o 1.º Corpo do Exército de Donetsk ("1-й Донецкий армейский корпус").

Desenvolvido pela Tula KBP na década de 1960, e com a versão original ao serviço desde 1970, o 9M111 "Fagot" ("Фагот"; "Fagote", instrumento musical), é um míssil guiado anti-carro, com um alcance máximo de 2 500 metros, com uma velocidade de 186 m/s (670 km/h), dotado de uma ogiva de alto-explosivo anti-carro (HEAT) de 1,7 a 2,5 kg. Além do seu uso contra blindados, o mesmo é usado contra fortificações e edificações.

É guiado por fio, com apoio de mira óptica com ampliação de 10x, com o operador a poder ajustar a trajectória tendo por referência um sinalizador luminoso de infra-vermelho da retaguarda do míssil. Versões mais actualizadas da plataforma, da década de 1990, compreendem já sistema de visão térmica. A plataforma tem um peso total de 22,5 kg (correspondendo o míssil, no respectivo tubo, a 13 kg).

Foto via vídeo do Ministério da Defesa da Federação Russa | "Министерство обороны Российской Федерации"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA