Moto de todo-o-terreno com "sidecar" em força táctica de Fuzileiros Portugueses
Aveiro, Portugal
19 de Maio de 2024Moto com "sidecar", Ural Cross, armada com metralhadora MG 3, calibre 7.62×51mm NATO, parte de uma coluna motorizada em configuração táctica ("Light and Fast") do Corpo de Fuzileiros da Marinha Portuguesa. Esta coluna, comandada pelo Aspirante-Fuzileiro João Francisco Pinto Freitas, desfila aqui em parada no decurso das comemorações do Dia da Marinha, no Cais da Fonte Nova, em Aveiro, a 19 de Maio de 2024.
Produzida desde 2009 e com 2 gerações posteriores, a Ural Cross, desenvolvida pelo distribuidor Europeu da marca, a austríaca URAL Motorcycles GmbH, com base em requisitos de maior flexibilidade de uso em campo e para a prática desportiva em contexto competitivo, é uma moto com "sidecar", em tipologia de todo-o-terreno ("cross"), com motor de 2 cilindros a 4 tempos, de 745 centímetros cúbicos, com 40 hp às 5 500 rotações por minuto.
Tem 2,58 metros de comprimento, 1,7 metros de largura e 1,1 metros de altura. Conta com placa de protecção de motor, "jerry can", caixa de transporte e pneu sobresselente. A "side car" pode ser usada "per se", sem passageiro, como auxiliar de transporte de material. A mesma conta com suportes de apoio (fixos e móveis) para o passageiro - em linha com o uso em termos tácticos e de condução mais agressiva. Com um peso base de 346 kg (e um máximo de 635 kg), pode rebocar uma massa de 173 kg (existindo opcional de reboque, com 1 eixo rodado, do fabricante) e tem uma autonomia em redor dos 400 km e alcança uma velocidade máxima de 105 km/h. .
Estabelecida em 1941 na União Soviética, a Ural é detida na integra, desde 2000, por uma sociedade norte-americana de Redmond, Washington, que a adquiriu após falência, tendo Ilya Khait como director-geral e co-proprietário. A produção está, desde Julho de 2022, assente em Petropavlovsk, no Cazaquistão.
Foto editada a partir de vídeo ("streaming") da Marinha Portuguesa
Fotos em uso desportivo, com condução mais agressiva, via URAL Motorcycles GmbH (Áustria), 2009-2010
Comentários