Treino de Patrulhas da Marinha Brasileira e da Marinha Francesa


Guiana Francesa
17 de Maio de 2024

Navio patrulha "Bracuí" (P60), da classe homónima da Marinha do Brasil, junto ao navio patrulha oceânico "La Confiance" (P733) da Marinha Francesa, no decurso de um treino conjunto, parte da operação "Caribex", na saída do canal de Caiena, estuário do Rio Mahury, na Guiana Francesa, a 17 de Maio de 2024. O militar brasileiro, um terceiro-sargento da Marinha, está, na lateral da ponte de comando, a estibordo, em posição afecta a um reparo com peça automática de 20mm, Oerlikon.

Este treino levou os militares brasileiros a conduzir uma acção de visita, abordagem, busca e captura de meios navais ("Visit, Board, Search, and Seizure", VBSS) sobre o navio francês. A demais operação "Caribex", em que este treino conjunto se inseriu, trata-se de uma acção anual de treino e capacitação, bem como de acções conjuntas de fiscalização e projecção de soberania promovida pela Marinha Brasileira, envolvendo na corrente edição a Marinha Francesa e a Marinha do Suriname. Iniciou-se a 6 de Maio de 2024 e decorrerá até 8 de Junho de 2024.

O "Bracuí" está ao serviço da Marinha do Brasil desde 8 de Abril de 1998 (ex HMS Itchen, M1215, um draga minas da classe River da "Royal Navy"), com o número de amura P60 da classe "Bracuí", deslocando 770 toneladas, com 47,6 metros de comprimento, 10,5 metros de boca e 3,1 metros de calado. Sustenta uma velocidade máxima de 14 nós com um alcance operacional de 4 500 milhas náuticas. Com uma guarnição de 35 elementos, está armado com 1 canhão Bofors Mk 3 de 40mm (à vante, de operação local) e com 2 peças automáticas de 20mm, Oerlikon, em reparos nos bordos. A Marinha do Brasil conta actualmente com 4 navios desta classe ao seu serviço.

O "Bracuí" está afecto ao Comando do 4.º Distrito Naval, integrando o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, tendo como área de actuação o litoral dos estados do Pará, Maranhão, Amapá, e também os rios da Amazônia, operando a partir da Base Naval de Val de Cães, em Belém (Estado do Pará, PA), na costa Nordeste do Brasil.

O "La Confiance" está ao serviço da Marinha Francesa desde 27 de Abril de 2018, com o número de amura P733, o primeiro de 3 navios da classe de navios patrulha oceânicos "Confiance". Desloca 700 toneladas, com 60,8 metros de comprimento, 9,55 metros de boca e 3,2 metros de calado. Sustenta uma velocidade máxima de 21 nós, com um alcance operacional de 3 500 milhas náuticas. Com uma guarnição de 24 elementos (e podendo transportar mais 14), está armado, à vante, com uma plataforma de operação remota com peça Nexter Narhal de 20mm, e com 2 metralhadoras pesadas M2 cal. 12,7x99mm, em reparos nas laterais da ponte de comando.

Esta classe é designada por "Patrouilleurs Antilles Guyane" (PAG), lit. "Patrulhas Antilhas Guiana", operando dois deles ("Confiance", P733 e "Résolue", P734) a partir da Guiana Francesa (Base Naval de Dégrad Des Cannes) e o terceiro ("Combattante", P735) a partir da Martinique.

Foto via Marinha do Brasil

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA