Forças especiais dos EUA treinam com "robot" especializado em reconhecimento urbano em Marrocos
Tifnit, Marrocos
24 de Maio de 2024Um "robot" de controlo remoto MTGR ("Micro Tactical Ground Robot"), do fabricante Roboteam, em operação de reconhecimento pelos "Green Berets" do 19.º Grupo de Forças Especiais (Aerotransportado), 19th SFG (A), da Guarda Nacional do Exército dos EUA, no decurso do exercício multinacional anual "African Lion", em Tifnit, Marrocos, a 24 de Maio de 2024. Este local dista cerca de 25 km do centro de Agadir, na costa Atlântica de Marrocos (e a cerca de 700 km a Leste do Porto Santo, Região Autónoma da Madeira, Portugal).
O MTGR foi desenvolvido e construído pela empresa israelita Roboteam Defense, e lançado em 2021 em parceria com a Elbit Systems (detentora de 25% da Roboteam). Com 47 cm de comprimento, tem um peso de 11,5 kg e uma capacidade de carga de 10 kg. Tem capacidade de negociar obstáculos e de subir escadas (graças a uma arquitectura de rodas e lagartas articuladas), tem uma autonomia de 3 horas de operação, e está equipado com 5 camaras integradas no chassis a que podem acrescer 2 camaras no braço manipulador e 1 em mastro. O seu braço manipulador (opcional) pode erguer até 4 kg. O MTGR é especialmente orientado ao desempenho de missões em contexto urbano, espaços confinados e túneis, seja em operação de reconhecimento, vigilância ou apoio a tarefas de identificação e inactivação de engenhos explosivos.
O exercício anual "African Lion" assinala nesta edição de 2024 o seu 20.º aniversário. Promovido pelos Estados Unido da América, através da "U.S. Army Southern European Task Force, Africa" (SETAF-AF), esta edição iniciou-se a 19 de Abril e decorre até 31 de Maio de 2024, com acções no Gana, Marrocos, Senegal e Tunísia, com a participação de 8 100 militares de 27 países.
Foto por Sargento Jake Seawolf | Exércitos dos Estados Unidos ("U.S. Army")
Emblema do exercício "African Lion"
Comentários