Marinha Portuguesa acompanha navio de investigação da Federação Russa proveniente da Antártida
Oceano Atlântico, Portugal
20 a 21 de Maio de 2024Acompanhamento na Zona Económica Exclusiva de Portugal ao navio de investigação científica "Akademik Aleksandr Karpinskiy" ("Академик Александр Карпинский"), IMO 8227238, "callsign" UIZO, da Federação Russa, por parte da Marinha Portuguesa, com o NRP Zaire (P1146), navio patrulha da classe Cacine, a 20 de Maio de 2024, a operar a partir da Zona Marítima da Madeira, e o NRP Viana do Castelo (P360), navio patrulha oceânico da classe Viana do Castelo, a 21 de Maio de 2024, a operar a partir da Base Naval de Lisboa.
Foi antes acompanhado, entre 8 e 11 de Fevereiro de 2024, pela Força Aérea Portuguesa e pela Marinha Portuguesa, quando rumava ao Atlântico Sul. Nesta sua viagem de regresso, proveniente da Antártida, fez escala em Montevideo, capital do Uruguai, a 26 de Abril de 2024, de onde largou a 30 de Abril de 2024, e navega com destino anunciado para o Báltico, São Petersburgo, na Federação Russa, que deverá alcançar a 1 de Junho de 2024. Navega actualmente, pelas 19:55 UTC de 22 de Maio de 2024, a 55 milhas náuticas (cerca de 100 km) a Noroeste de Finisterra, Galiza (Espanha), a 10 nós com rumo 22° (NE).
Este navio é detido e operado pela "Polar Marine Geosurvey Expedition" (PMGE), fundada em 1962, uma subsidiária da "Russian Geological Exploration Holding" (ROSGEO), empresa detida na totalidade pelo Estado da Federação Russa, dedicada à pesquisa e exploração geológica.
Construído em 1984, em Nikolayev, na Ucrânia, o "Akademik Aleksandr Karpinskiy" é um navio da classe Project 12883M, com um comprimento de 104,5 metros, uma boca de 16,03 metros e um calado de 6,9 metros, deslocando 5 715 toneladas. Foi alvo de modernização em 2014 nos estaleiros de Tallinn, na Estónia. Com um alcance operacional de 30 000 milhas náuticas, tem uma tripulação de 33 elementos podendo transportar 37 cientistas e técnicos. Tem uma velocidade máxima de 15 nós (em cruzeiro de 10 nós). Conta com convés de voo à ré.
Está equipado com um conjunto alargado de plataformas de investigação especialmente vocacionadas para o estudo e mapeamento do leito oceânico, contando com sistema DigiSTREAMER (do fabricante norte-americano ION Geophysical Corporation) de análise por padrão sísmico.
Foto via Marinha Portuguesa
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