Disparo de plataforma de foguetes múltiplos russos contra posições ucranianas na frente Leste


Bakhmut, Donetsk, Ucrânia
24 de Maio de 2024

Disparo de foguetes múltiplos de 122mm de plataforma 9K55 "Grad-1", sobre chassis ZiL-131 6x6, da 85.ª Brigada Motorizada Independente ("85-я отдельная мотострелковая бригада", 78064) do 2.º Corpo de Exército da Guarda de Lugansk-Severodonetsk afecto às Forças da Federação Russa, sobre posições ucranianas na linha da frente de Bakhmut, Donetsk, no Leste da Ucrânia, a 24 de Maio de 2024.

A plataforma 9K55 "Grad-1", corresponde a uma variante mais ligeira da "BM-21 Grad", foi desenvolvida para uso por forças de infantaria naval, contando com 36 tubos de lançamento (em lugar dos 40 da BM-21). Pode projectar toda a carga de foguetes 9M28, de alto-explosivo de fragmentação, em cerca de 18 segundos, com um alcance máximo de 15 km. Cada foguete tem uma massa de 53 kg, com uma ogiva de 17,8 kg. Originalmente ao serviço desde 1976, foram produzidas cerca de 5 centenas de unidades do "Grad-1".

A unidade aqui documentada apresenta grelhas de protecção à horizontal da cabina e da plataforma de lançamento, visando mitigar o efeito das cargas explosivas de "drones" de ataque.

Este 2.º Corpo de Exército foi inicialmente constituído, a 7 de Outubro de 2014, como a "Milícia do Povo da República Popular de Lugansk" ("Народная милиция Луганской Народной Республики", НМ ЛНР), das forças separatistas-independentistas da autoproclamada República Popular de Lugansk (LPR/LNR - "Luganskaya Narodnaya Respublika", "Луганская Народная Республика", ЛНР). Após a declaração de anexação da República Popular de Lugansk por parte da Federação Russa, a 30 de Setembro de 2022, esta unidade passou, a 31 de Dezembro de 2022, a ser incorporada no comando das Forças Armadas da Federação Russa como 2.º Corpo de Exército da Guarda de Lugansk-Severodonetsk ("2-й гвардейский Луганско-Северодонецкий армейский корпус", 2 гв. АК) e comandada, desde Agosto de 2023, pelo Major-General Dmitry Sergeevich Ovcharov (Овчаров Дмитрий Сергеевич).

Foto por Evgeny Biyatov | Agência Sputnik






Emblema da "Milícia do Povo da República Popular de Lugansk" ("Народная милиция Луганской Народной Республики", НМ ЛНР), das forças separatistas-independentistas da autoproclamada República Popular de Lugansk (LPR/LNR - "Luganskaya Narodnaya Respublika", "Луганская Народная Республика", ЛНР).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA