Artilheiro ucraniano lança "drone" de observação de objectivos e direcção de tiro


Ucrânia
Maio de 2024

Lançamento de uma aeronave não tripulada de observação A1-CM "Furia" por um militar da 45.ª Brigada de Artilharia ("45 окрема артилерійська бригада", 45 ОАБр, А2943) do Exército da Ucrânia, no Leste da Ucrânia, em Maio de 2024.

O "Furia" é usada por esta unidade como plataforma de identificação de objectivos e direcção de tiro - a cargo, entre outras, de peças rebocadas M777 de 155mm e auto-propulsionadas "Archer" de 155mm, com alcance de 20 a 30 km.

Desenvolvido e produzido, desde 2014, pela ucraniana Athlon-Avia, construído em fibra de vidro, fibra de carbono e "kevlar", com um perfil de "asa voadora" (com envergadura de 2 metros e um comprimento de 0,9 metros), o "Furia" é propulsionado por um motor eléctrico (à retaguarda), alimentado por baterias de iões de lítio de 42 000 mAh, que lhe permite uma velocidade de cruzeiro de 65 km/h, com um alcance operacional de 50 km e uma janela de voo de 3 horas.

Com um peso máximo à descolagem de 5,5 kg, equipado com camara (geo-estabilizada e suportando infra-vermelho e térmico) e navegação GPS, GLONASS, Galileo, BeiDou, QZSS e SBAS, com comunicação cifradas AES256, tem o seu software integrado com os sistemas de controlo e direcção de tiro de artilharia do exército ucraniano, podendo voar e operar de foram autónoma.

É lançado a partir de plataforma de catapulta ou sistema de elástico (na foto), sendo recuperado com aterragem convencional ou recurso a paraquedas.

Foto via 45 ОАБр





Emblema da 45.ª Brigada de Artilharia ("45 окрема артилерійська бригада", 45 ОАБр, А2943) do Exército da Ucrânia


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA