Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas


Oceano Atlântico, Portugal
16 de Maio de 2024

Ao longo do dia 16 de Maio de 2024, ao largo da costa continental de Portugal, meios aeronavais da Marinha e a Força Aérea Portuguesas acompanharam uma formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa, composta por dois navios de transporte e assalto anfíbio, duas corvetas, um navio de reconhecimento e recolha de informações e um navio abastecedor (petroleiro). Estes navios, em trânsito, provenientes do Mediterrâneo, e rumando a Norte, provavelmente com destino ao Mar Báltico, largaram do porto e base base naval de Tartus, na Síria, a 7 de Maio de 2024. Trata-se, actualmente, da única base a partir da qual a Marinha da Federação Russa opera actualmente no Teatro de Operações do Mediterrâneo.

Esta formação naval russa é composta pelas corvetas "Orekhovo-Zuyevo" (classe "Buyan-M", Pr. 21631) e "Merkury" (classe "Steregushchiy", Pr. 20382); pelos navios de transporte e assalto-anfíbio "Ivan Gren" (classe "Ivan Green", Pr. 11711) e "Alexandr Otrakovsky" (classe "Ropucha", Pr. 775); pelo navio de reconhecimento e recolha de informações (SIGNIT/ELINT) "Kildin" (Classe "Moma", Pr- 861M); e pelo navio abastecedor petroleiro "Kama" ("classe Kaliningradneft", Pr. REF-675).

Foi referenciada antes, a 15 de Maio de 2024, navegando ao largo de Rota (Cádiz, Espanha) e entretanto, já a 17 de Maio de 2024, ao largo de Finisterra, no Noroeste da Galiza (Espanha), onde foram acompanhados pelo navio patrulha "Tabarca" (P28), da classe "Anaga" da Marinha Espanhola.

Fotos via Força Aérea Portuguesa e Marinha Portuguesa


Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA