Forças Especiais Belgas em manobra em viaturas 4x4 de reacção rápida no Teatro de Operações do Sahel


Sahel, África
2019

Militares do Grupo de Forças Especiais (SFGp) do Exército da Bélgica em manobra na região africana do Sahel, em 2019, no contexto da Operação "New Nero" (ONN), em viaturas de reacção rápida 4x4 Jankel Fox RRV, armadas, na posição elevada, com metralhadora pesada FN Herstal M2HB-QCB Mk2 em calibre 12.7x99mm NATO, equipada com óptica Aimpoint MPS3 ("red dot").

As viaturas 4x4 Jankel Fox RRV ("Rapid Reaction Vehicle") correspondem a uma plataforma Toyota Land Cruiser 79 modificada e preparada para uso militar, em contexto de forças de operações especiais com propósito de elevada mobilidade, modularidade e flexibilidade. Com uma guarnição de 4 a 6 elementos, com uma massa de 4,2 toneladas, podem alcançar uma velocidade máxima de 140 km/h com uma autonomia de operacional de 1 200 km. Pode estar armada com uma metralhadora pesada ou lança gramadas automático na posição elevada e com uma metralhadora média na posição ao lado do condutor, contando, na dianteira, junto ao para-choques, com 6 lançadores de granadas de fumo. Em 2015 a Bélgica encomendou 108 unidades destas viaturas ao fabricante-preparador britânico Jankel.

A metralhadora pesada FN Herstal M2HB-QCB Mk2, em calibre 12.7x99mm NATO, capaz de uma cadência de tiro de 485 a 635 disparos por minuto, e com alcance efectivo até aos 2 000 metros (máximo de 6 000 metros), compreende a componente de mudança rápida de cano (QCB, "Quick Change Barrel"), que permite a execução facilitada de tal operação, em campo e por um único operador. A óptica Aimpoint com que está aqui equipada, uma "reflex" de "red dot" sem ampliação, permite o uso flexível a diferentes distâncias da posição do atirador face à mesma, bem com uso pelo mesmo de equipamento de visão nocturna.

A Operação "New Nero" (ONN) iniciou-se em 2017, numa iniciativa bilateral entre a Bélgica e o Níger, em contexto de colaboração militar estratégica, visando, em particular, formar e capacitar forças militares do Níger. Em Outubro de 2021, o destacamento belga "Mobile Education and Training Team" (METT), a operar em Maradi (a segunda maior cidade do Níger) formou e treinou um acumulado de 700 militares das forças do Níger. Acresce a esta localização, um efectivo belga de coordenação a partir da capital, Niamey (540 km a Oeste).

Além das acções formativas desenvolvidas directamente no Níger, as forças Belgas, com um efectivo na ordem das 8 dezenas, estiveram envolvidas em várias acções integradas em outros territórios do Sahel - em exercícios e treinos multinacionais e missões no contexto da Operação Barkhane, Task Force Takuba, bem como MINUSMA e EUTM Mali. Na sequência do golpe de estado de 26 de Julho de 2023 no Níger a ONN foi suspensa.

A região do Sahel (" ساحل ") corresponde a uma faixa geográfica do continente africano, de 5 400 km entre o Oceano Atlântico, a Oeste, e o Mar Vermelho, a Leste, com uma extensão longitudinal variável, de algumas centenas de km até 1 000 km. Nela estão compreendidos territórios da Mauritânia, Senegal, Mali, Argélia, Burkina Faso, Níger, Nigéria, Chad, Sudão e Eritreia.

Foto via Grupo de Forças Especiais (SFGp) do Exército da Bélgica

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA