Paraquedista alemão transportando lança granadas automático de 40mm


Câmpia Turzii, Roménia
13 de Maio de 2024

Paraquedista da 1.ª Brigada Aerotransportada ("Luftlandebrigade 1", LLBrig 1) da Divisão de Forças Rápidas ("Division Schnelle Kräfte") das Forças Armadas Alemãs, transporta, em suporte sobre as suas costas, um lança-granadas automático de 40mm, Heckler & Koch GMG (com uma massa de 29kg), no decurso do exercício NATO "Swift Response", em Câmpia Turzii, no centro da Roménia, a 13 de Maio de 2024. O militar alemão está armado com uma pistola metralhadora Heckler & Koch MP7 ("Maschinenpistole 7"), em calibre 4.6×30mm HK.

Parte do exercício NATO "Steadfast Defender", o exercício multinacional "Swift Response", compreendeu a largada a 13 de Maio de 2024 (inicialmente prevista para o dia anterior, mas adiada por condições metereológicas adversas) com cerca de 1 500 paraquedistas (da França, Alemanha, Roménia, Espanha, Estados Unidos e Holanda) e 14 aeronaves, a operarem a partir da 71.ª Base Aérea romena, em Câmpia Turzii - que dista cerca de 150 km da fronteira, a Norte, com a Ucrânia. Em paralelo tiveram lugar largadas na Estónia, na Macedónia do Norte, na Moldova, na Polónia e na Suécia, naquela que foi a maior largada de paraquedistas na Europa depois da 2.ª Guerra Mundial.

O Heckler & Koch GMG ("GranatMaschinenGewehr") projecta as suas granadas de calibre 40x53mm até um alcance efectivo de 1 500 metros (máximo de 2 200 metros). Tem uma massa de 29 kg a que acrescem 15 kg de tripé. É alimentada por fita de 32 munições (podendo também ser operada em modo de municiamento individual), com um cadência de até 340 disparos por minuto (limitada em termos práticos à necessidade de re-municiamento e aos limites de segurança de operação sustentada). Uma caixa de 32 munições (em fita) tem um peso de cerca de 20 kg.

Foto via NATO

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA