Largada de ajuda humanitária sobre o Norte de Gaza por quadrimotor A400 da RAF


Gaza
9 de Maio de 2024

Largada de carga humanitária, suportada por paraquedas, sobre o Norte da faixa de Gaza, a partir de aeronave A400M C.1 "Atlas" (ZM400, 43C5DA) da Força Aérea do Reino Unido ("Royal Air Force", RAF), a 9 de Maio de 2024. A entrega desta carga, composta por 12 toneladas de refeições prontas a comer, água, arroz, comida enlatada e farinha, corresponde à 11.ª missão realizada neste contexto pelas forças do Reino Unido, a operar a partir do Chipre e da Jordânia.

Este A400M "Atlas" (ZM400, 43C5DA), no voo RRR9940, descolou da Base Aérea da RAF em Akrotiri (ICAO: LCRA), no Sul do Chipre, rumo à Base Aérea Rei Abdullah II, na Jordânia (ICAO: OJKA), pelas 07:39 de 9 de Maio de 2024, descolando daqui para a realização da largada de carga sobre Gaza. Ao fundo na imagem podemos observar o Porto de Gaza, em Rimal, geo-referenciação 31.525957423202268, 34.43072608311561 , ref. https://maps.app.goo.gl/8m3zeuLUKfqnMzEHA .

Estas largadas de ajuda humanitária por via aérea têm vindo a ser realizadas com a participação de meios dos EUA, Egipto, França, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Bahrein, Omã, Brunei e Indonésia.

O Airbus A400M "Atlas" é um quadrimotor de transporte militar, propulsionado por quatro motores Europrop TP400, de 11 000 hp cada, capaz de uma velocidade de cruzeiro de 780 km/h, com um alcance operacional de ligação até 8 900 km ou de 3 300 a 6 400 km conforme carga. Tem um comprimento de 45,1 metros, uma altura de 14,7 metros e uma envergadura de asa de 42,4 metros. Tem uma capacidade de carga até 37 toneladas (representando um peso máximo total à descolagem de 141 toneladas), num espaço interior de 17 metros de comprimento, 4 metros de largura e 3,85 metros de altura onde pode acomodar, por exemplo, 116 paraquedistas equipados. Consegue descolar tacticamente em 980 metros e aterrar em 770 metros, fazendo uso de superfícies não preparadas.

Teve o seu primeiro voo em 11 de Dezembro de 2009, a partir do Aeroporto de San Pablo em Sevilha, e está ao serviço desde 2013, fazendo actualmente parte das Forças Aéreas da Alemanha, França, Espanha, Bélgica, Reino-Unido, Turquia e Malásia. Terão sido construídas mais de 120 unidades, estando 22 unidades actualmente ao serviço da "Royal Air Force".

Foto por Cabo Tim Laurence | "Royal Air Force" | UK MoD | Crown

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA