"Comandos" polacos treino salto de alta-altitude a partir de C-17
2024
Saltando a partir de um quadrimotor C-17 Globemaster III, operacionais da "Jednostka Wojskowa Komandosów" (JWK), unidade de operações especiais de "comandos" das Forças Armadas da Polónia, executam treino de HALO/HAHO ("High Altitude – Low Opening" / "(High Altitude – High Opening"), 2024.
Note-se o detalhe do altímetro de pulso, no braço esquerdo, do fabricante norte-americano Alti-2, a marcar na zona máxima dos 10 000 metros (ponteiro encostado no limite amarelo após a zona laranja que marca a medida acima dos 9 000 metros). No pulso direito temos altímetro digital da dinamarquesa LB Altimeters, que, além da altitude, permite medir a velocidade vertical. O militar polaco conta ainda com máscara de oxigénio SOLR® da norte-americana Airborne Systems. De notar ainda as pegas de cor vermelha (lado esquerdo do paraquedista) e verde (lado direito) correspondentes, respectivamente, ao paraquedas principal e ao de reserva.
Parte do Comando de Tropas Especiais ("Dowództwo Wojsk Specjalnych", DWS) das Forças Armadas da Polónia e, desde 11 de Dezembro de 2023, sob comando do Coronel Marcin Suszko, a Jednostka Wojskowa Komandosów (JWT), lit. "Unidade Militar de Comandos" (unidade 4101), é a mais antiga unidade polaca de operações especiais no activo, com formação a remontar à década de 1960 (então como 26.º Batalhão de Sabotagem e Reconhecimento, "26 Batalion Dywersyjno-Rozpoznawczy"). Acumulam experiência, entre outros, nos Teatros de Operações do Afeganistão e Iraque.
Foto via Comando Aliado NATO das Forças de Operações Especiais ("NATO Allied SOF Command")
Comentários