Polícia de Segurança Pública com arma anti-motim semi-automática FN 303 em uso no Jamor
Estádio Nacional, Jamor, Oeiras, Portugal
26 de Maio de 2024Equipa do Corpo de Intervenção (CI) da Unidade Especial de Polícia (UEP) da Polícia de Segurança Pública (PSP) com armas menos letais, anti-motim, semi-automáticas, FN Herstal modelo FN 303, em intervenção contra desordem agravada no perímetro de acesso final da Entrada Sul do Estádio Nacional - Centro Desportivo Nacional do Jamor, Oeiras, Portugal, na tarde de 26 de Maio de 2024.
A intervenção decorre no contexto do garante da segurança à final da Taça de Portugal de Futebol, disputada entre o Futebol Clube do Porto (FCP) e o Sporting Clube de Portugal (SCP), com um dispositivo sob comando da subintendente Carla Sofia Miranda Figueiredo Duarte, comandante da Divisão Policial de Oeiras.
Produzidas pela Fabrique Nationale (FN) de Herstal desde 2003, as FN 303 são armas accionadas com ar-comprimido (cilindro na lateral direita), projectando munições menos letais de calibre 17,27mm (0.68") com uma velocidade inicial de 85 m/s, com um alcance efectivo de 50 metros. São municiadas por carregador de "tambor", de 15 munições, destacável. O cilindro de ar-comprimido (3 000 PSI) permite até 100 disparos.
Os seus projécteis de 8,5 gramas (energia de 30,7 Joules, 22,6 ft/lb), compostos por um granulado de bismuto sob uma capa de poliestireno, fragmentam-se no impacto (para mitigar penetração) e podem, opcionalmente, conter uma secção de pigmento semi-permanente (amarelo) ou lavável (rosa), ou ainda uma componente (laranja) com gás OC (oleoresin capsicum), vulgo "gás pimenta".
Fotos a partir de vídeo da SIC Notícias
Composição e edição por "Espada & Escudo"
Detalhe do projéctil "standard", calibre 0.68", com capa de poliestireno e enchimento de granulado de bismuto, para a FN 303. Foto via fabricante FN Herstal
FN 303. Foto via fabricante FN Herstal
Comentários