Treino de missão táctica de evacuação médica com protecção especializada de equipa da Força Aérea Portuguesa


Santa Margarida, Portugal
24 de Maio de 2024


Aeronave de transporte Alenia C-27J "Spartan" (2705) da 902.ª Esquadra de Transporte e Reconhecimento da Força Aérea Romena, num treino de missão de evacuação médica (MEDEVAC) com a protecção de uma equipa do Núcleo de Operações Tácticas de Projecção (NOTP), da Força Aérea Portuguesa (FAP), no decurso do exercício multinacional RealThaw 2024 a operar a partir da Base Aérea n.º 11 (BA11) em Beja, Portugal, a 24 de Maio de 2024, e aqui em Santa Margarida (Constância, Santarém), geo-referenciação 39.39813577581843, -8.284418627921399 , ref. https://maps.app.goo.gl/h6Shsij6soyTBBDk8 .

O militar do NOPT em primeiro plano está armado com m espingarda automática CZ 805 BREN 2, em calibre 5.56×45mm NATO, de fabrico Checo, equipada com óptica EOTech HWS ("Holographic Weapon Sights") EXPS, antecedida de ampliador também EOTech.

Além da protecção de perímetro propiciada, em terra, por esta equipa do NOTP, a mesma seguiu na aeronave e levou a efeito treino de tácticas, técnicas e procedimentos (TTPs) sobre um cenário de hostilidade e agressividade de alguns dos elementos evacuados.

O "Real Thaw 2024" (RT24), a par do exercício "HotBlade 2024" (HB24), iniciou-se a 22 de Maio de 2024 e decorrerá até 5 de Junho de 2024, envolvendo um agregado de 800 militares e 30 meios aéreos de 12 países europeus (Portugal, Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, França, Alemanha, Holanda, Polónia, Roménia, Espanha e Suíça).

O exercício "Real Thaw", que decorre desde 2009, desenvolve cenários de operação táctica multi-disciplinar (transporte, assalto, evacuação, etc.) e o exercício "HotBlade" insere-se no âmbito do "Helicopter Exercise Programme", da Agência Europeia de Defesa (EDA). Ambos decorrem a partir da BA11, em Beja, e envolvem voos diurnos e nocturnos, bem como, além da região interior e litoral do Alentejo, operações sobre contextos de montanha, a Norte, e sobre o Oceano Atlântico.

Sediado no Campo de Tiro de Alcochete, o NOTP tem por competências garantir a protecção dos meios humanos e materiais da Força Aérea, incluindo elementos e meios de Forças Nacionais Destacadas ou de parceiros e aliados; assegurar a segurança física de instalações e respectivo controlo de acessos; ligação com organizações civis nas áreas de operações; e escoltas a comboios de abastecimentos para apoio às operações aéreas.

O NOTP foi formalmente constituído a 17 de Setembro de 2007, sediado no Campo de Tiro (CT) de Alcochete, e acumula experiência, entre outras geografias, no Afeganistão, no Chade, no Egipto, na Líbia e na Islândia.

Os operacionais do NOTP são referenciados por "Raven Team - Force Protection Unit" ("Equipa Raven - Unidade de Protecção da Força"), sendo a expressão "Raven" usada em linha com a designação "Phoenix Raven" que remonta a 1997 e ao seu uso corrente pelo "Air Mobility Command" da Força Aérea dos EUA (USAF), precisamente no contexto de equipas treinadas e especializadas em prestar segurança a activos da Força Aérea (ou por ela transportados) sujeitos a ameaça em cenários críticos.

Foto por Sargento-Ajudante João Miguel da Silva Brito | FAP 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas