CARGAS DE "CHAFF", BOMBAS DE ALTO-EXPLOSIVO E INCENDIÁRIAS SOBRE CIDADE ALEMÃ
Duisburg, Alemanha
14 - 15 de Outubro de 1944Sequência de bombardeamento sobre a cidade alemã de Duisburg, a 14-15 de Outubro de 1944, durante a 2.ª Guerra Mundial, por parte de um bombardeiro Avro Lancaster I (s/n NG128; SR-B) do 11.º Esquadrão da "Royal Air Force" britânica. No topo da fuselagem destacam-se duas antenas verticais, correspondentes à plataforma de interferência de comunicações contra as plataformas VHF de radio terrestre da defesa alemã. Esta plataforma, desenvolvida pela "Telecommunications Research Establishment" (TRE), era então designada por "Airbone Cigar" (ABC), e tinha um alcance de cerca de 50 km.
Na foto à esquerda temos documentada a libertação de uma carga alargada de contramedidas face ao radar alemão, compostas por múltiplas folhas de alumínio (que levavam o radar a assinalar uma multiplicidade de ecos tornando-se, então, impossível de os distinguir das aeronaves de bombardeamento). Designadas originalmente com o nome de código "Window", e conhecidas por "chaff", a sua primeira versão assentava em folhas de papel preto, forradas a folha de alumínio de um dos lados, com 27 cm x 2 cm, colocadas em "bundles" de 1 libra cada (cerca de 450 gramas).
Na foto à direita, registada logo após a primeira, temos a libertação da carga de bombardeamento, composta por 1 bomba de alto explosivo HC "Cookie" (também designada por "Blockbuster") de 4 000 libras (cerca de 1 800 kg), composta por um tubo de aço de 7,9 mm de espessura, com 76 cm de diâmetro e 88 cm de comprimento, contendo 1 400 kg de alto explosivo, sendo desprovida de aletas ou de qualquer perfil aerodinâmico; e por 108 bombas incendiárias "J", de 30 libras (cerca de 13 kg), compostas por um tubo oco de uma liga de alumínio-magnésio, com uma ponta em aço / ferro, preenchida com "pellets" de termite - cuja reacção exotérmica alcança uma temperatura que pode ultrapassar os 3 500 °C.
O uso combinado destas duas tipologias de bombas visava, com o efeito de sopro da carga da bomba de alto explosivo de quase 1 tonelada e meia, a destruição de paredes e telhados das edificações, sobre as quais se espalhavam e potenciavam o efeito das cargas incendiárias.
A cidade alemã de Duisburg, com uma população de cerca de 440 mil habitantes em 1930, foi o principal alvo no âmbito da operação "Hurricane" ("Furacão"), em que a "Royal Air Force" levou a efeito bombardeamentos (diurnos e nocturnos) sobre esta cidade entre 14 e 15 de Outubro de 1944, envolvendo cerca de 1 milhar de bombardeiros, com a projecção de 9 mil toneladas de bombas (1 300 das quais em cargas incendiárias) em menos de 24 horas. A 2.ª Guerra Mundial terminaria na Europa 6 meses e meio depois, a 2 de Maio de 1945.
Fotos via "Imperial War Museum" (CL 1404 | CL 1405)
Comentários