TREINO DE "MARINES" COM SUBMARINO NUCLEAR NA ILHA DE CRETA


Baía de Suda, Creta, Grécia
20 de Julho de 2023

Fuzileiros afectos ao 2.º Batalhão de Reconhecimento ("Swift, Silent, Deadly") da 2.ª Divisão de "Marines" e os militares do USS Florida (SSGN 72), submarino da classe Ohio da Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy"), treinam manobras de entrada e saída com embarcações pneumáticas, na Baía de Suda ("Κόλπος της Σούδας"), no Noroeste da Ilha de Creta, Grécia, a 20 de Julho de 2023. Os Estados Unidos operam uma base naval de suporte ("Naval Support Activity", NSA) na Baía de Suda, compreendendo porto de águas profundas, pista de aviação e meios alargados de re-abastecimento, geo-referenciação 35.49625,24.147639 , ref. https://goo.gl/maps/drM3o4wJUEBDXWiT8 . Esta localização, estratégica no Mediterrâneo Oriental, compreende ainda instalações NATO e das Forças Armadas da Grécia.

O submarino está aqui equipado, à ré da torre, com um módulo de abrigo de doca seca ("Dry Deck Shelter", DDS), destinado a permitir a operação de militares das respectivas forças de operações especiais, compreendendo a possibilidade de uso dos seus veículos submarinos ("SEAL Delivery Vehicle", SDV) que podem transportar até 6 operacionais, desenhados para poderem ser lançados e recolhidos através deste módulo.

O USS Florida (número de amura 728) é um submarino nuclear da classe Ohio, ao serviço da Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy") desde 1983, desloca 18 750 toneladas, com um comprimento de 170 metros, uma boca de 13 metros e um calado de 12 metros. É propulsionado por um reactor nuclear S8G PWE que lhe permite uma velocidade máxima de 25 nós. Com uma guarnição de 155 elementos, está armado com 4 tubos de 533 mm (21 polegadas), que podem projectar torpedos e mísseis; e com 22 grupos de 7 mísseis de cruzeiro UGM-109E "Tomahawk", num total máximo de 154 unidades (reduzido para 18 grupos, 126 unidades, aquando da presença do módulo DDS).

Foto por Nicholas S. Tenorio | "U.S. Navy"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"