ENGENHARIA DE COMBATE ISRAELITA


Jenin, Cisjordânia, Palestina
3 de Julho de 2023

Um "bulldozer" blindado Caterpillar D9 R/T, alcunhado de "Doobi" ("דובי", "Urso de Peluche") do Corpo de Engenharia de Combate das Forças Armadas de Israel; e uma viatura táctica ligeira blindada 4x4 MDT "David", sobre chassis Land Rover Defender, das Forças Armadas de Israel, durante a incursão sobre Jenin, na Cisjordânia, Palestina, a 3 de Julho de 2023.

O Caterpillar D9 R/T é uma versão altamente modificada pelas Forças de Israel da plataforma de "bulldozer" do fabricante norte-americano, compreendendo extensiva protecção blindada da cabina de operação, que tem uma guarnição de 2 elementos (comandante e condutor) e das componentes mecânicas, bem como uma envolvente em "grelha" para deflagração prematura de projecteis anti-carro. Estas modificações adicionam 15 toneladas ao peso do D9 que tem assim um massa total de 70 toneladas. Afectas ao Corpo de Engenharia de Combate das Forças Armadas de Israel, são enquadradas nas sub-unidades de "Tzama" ("צמ"ה"), acrónimo hebreu para "Tziyud Mechani Handasi", "Equipamento de Engenharia Mecânica".

A viatura 4x4 MDT "David", na variante assente sobre chassis Land Rover Defender (na foto), pode transportar 4 elementos, tem uma massa total de 3 800 kg, um comprimento de 4,47 metros, uma largura de 1,79 metros e uma altura de 2 metros. A variante assente sobre chassis Toyota Land Cruiser LC79 segue a mesma tipologia, mas de chassis mais longo, podendo transportar até 6 elementos.

Foto por Jaafar Ashtiyeh | Agence France Press, AFP

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas