"ARMADA" ESPANHOLA DISPARA MÍSSEIS AO LARGO DAS CANÁRIAS


Canárias, Espanha 29 e 30 Junho de 2023

A Marinha de Espanha ("Armada") levou a cabo um exercício de fogo real, com mísseis "Harpoon", "Penguin" e "Maverick", bem como bombas JDAM e Mk.82, a 100 milhas náuticas (185 km) do Arquipélago das Canárias, nos dias 29 e 30 de Junho de 2023. No âmbito deste exercício de afundamento, "SINKEX", estiveram directamente envolvidos o navio de assalto anfíbio "Juan Carlos I" (L61), as fragatas "Méndez Núñez" (F104), classe "Alvaro de Bazan" (F100) e "Canarias" (F86), classe "Santa Maria"; aeronaves McDonnell Douglas AV-8B "Harrier" da 9.ª Esquadra; e helicópteros Sikorsky SH-60F "Seahawk" da 10.ª Esquadra".
Foi usado como alvo principal o navio de transporte "Martín Posadillo" (número de amura A-04), com 75 metros de comprimento, 13 metros de boca e 4,3 metros de calado, deslocando 2 300 toneladas, construído em 1973 e descomissionado do serviço da "Armada" de Espanha em Dezembro de 2020. O "Martín Posadillo" foi rebocado deste Cartagena até à posição do exercício, ao largo das Canárias, pelo navio auxiliar "Mar Caribe" (número de amura A-101). Foram ainda usadas, como alvos secundários, duas lanchas de instrução classe "YE", de 90 toneladas e 21,89 metros, desactivadas, bem como alvos rebocados e um geo-estacionário (uma plataforma com capacidade de manobra desenvolvida pelo "Real Observatorio de la Armada" e pela "Universidad de Cádiz").
Apoiaram ainda este exercício os navios de patrulha oceânica "Relámpago" (P43) e “Rayo” (P42), "Buque de Acción Marítima" na designação da "Armada" espanhola; o patrulha "Centinela" (P72) da classe "Serviola"; e o navio auxiliar "Mar Caribe" (A101). Participaram também, afectas à Força Aérea Espanhola ("Ejército del Aire"), uma aeronave Airbus CN-235 (D.4), de vigilância marítima, e uma Cessna Citation V (TR.20), de reconhecimento fotográfico.
No registo vídeo podemos acompanhar o disparo (coordenado) de dois mísseis "Penguin", projectados a a partir dos helicópteros SH-60F "Seahawk" da 10.ª Esquadra, a operar a partir do navio de assalto anfíbio "Juan Carlos I" (L61), visando o alvo oferecido pelas lanchas de instrução desactivadas; e o disparo de míssil "Harpoon" a partir da fragata "Canarias" F86). No vídeo agora editado pela Marinha de Espanha, parte das imagens terminais das lanchas usadas como alvo para os "Penguin", recorrem a registos de Dezembro de 2021 do exercício "LANMIS ARMEX-BOMBEX" (que envolveu a mesma dinâmica, armas e plataformas).






O "Penguin", fabricado pela norueguesa Kongsberg, ao serviço da "Armada" de Espanha desde 2003, é um míssil anti-navio, "sea skimming", sub-sónico, guiado por infra-vermelho, com um massa total de 385 kg, um comprimento de 3 metros, dotado de uma ogiva de 120 kg, com um alcance operacional de cerca de 35 km. A detonação, retardada, tem lugar no interior do navio.
O "Harpoon", RGM-84, de fabrico norte-americano, é um míssil anti-navio, "sea skimming", sub-sónico, com uma massa total de 681 kg, com um comprimento de 4,6 metros, dotado de ogiva, detonada por impacto, de 221 kg. Guiado por radar, tem um alcance operacional de cerca de 140 km.
Vídeos via Marinha de Espanha ("Armada")



Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124