"MEGATRON" EM DEMONSTRAÇÃO NO SUL DE INGLATERRA


Lulworth, Inglaterra, Reino Unido
12 de Julho de 2023

Carro de combate FV4034 Challenger 2 (CR2), variante "Megatron", durante ensaios e demonstrações no Campo de Tiro de Lulworth, Sul de Inglaterra, no Reino Unido, a 12 de Julho de 2023. À sua retaguarda está um blindado de engenharia e recuperação "Trojan" ARVE ("Armoured Vehicle Royal Engineers"), que assenta também sobre um "chassis" Challenger 2.

Com a alcunha do "robot" que lidera a facção "Decepticons" da série de ficção "Transformers", e com o respectivo logo-busto vísivel na foto, à esquerda, sobre a protecção frontal da lagarta, o "Megatron" corresponde a uma variante do carro de combate Challenger 2 (matrícula DT 22 AA), afecta à Unidade de Teste e Desenvolvimento de Blindados ("Armoured Trials and Developement Unit", ATDU) do Exército Britânico, sediada em Bovington, Dorset.

Incorpora, como base de ensaios, testes e demonstrações, diferentes elementos e combinações de última geração de soluções de tecnologia e sistemas de armamento. Destaca-se, na foto, a protecção de camuflagem Saab MCS ("Mobile Camouflage System"); a plataforma de operação remota de metralhadora 7.62x51mm sobre a torre; blindagem reactiva lateral; sistema de antenas de guerra-electrónica e contra-medidas electrónicas face a engenhos explosivos improvisados (na secção mais recuada da torre, com plataforma de apoio elevada). Todos estes elementos, e em especial os reforços de blindagem, levam a que a massa total deste carro de combate possa ser acrescida até 10 toneladas, naquela que é designada como a configuração melhorada "Theatre Entry Standard" (TES).

Foto por Cabo Rebecca Brown | Ministério da Defesa do ReinoUnido (MoD UK | Crown)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas