PLATAFORMA DE OPERAÇÃO REMOTA DE METRALHADORA PESADA
Matern, Áustria
24 de Junho de 2023Detalhe da plataforma de operação remota ("Remote Controlled Weapon Station", RCWS) Elbit Systems equipada com uma metralhadora pesada M2 em calibre 12,7x99mm e 6 (2x3) tubos lançadores de granadas de fumo, no topo do "chassis" de uma viatura táctica ligeira blindada 4x4 IVECO LMV ("Light Multirole Vehicle", "Viatura Ligeira Multi-propósito"), BH 34624, ao serviço do Exército Austríaco, a 24 de Julho de 2023. Na foto podemos observar, através da janela da segunda porta da viatura, o ecrã da consola de comando da plataforma.
O registo fotográfico teve lugar no decurso de uma demonstração, com munições de salva, realizada no dia de "Base Aberta" ("Tag der offenen Tür") do 3.º Batalhão de Apoio ("Stabsbataillon 3") da 3.ª Brigada de Caçadores ("3. Jägerbrigade"), em Mautern, a cerca de 60 km a noroeste da capital, Viena.
Esta viatura é designada pelas forças austríacas por GMF "Husar" (" Geschütztes Mehrzweckfahrzeug 'Husar' ") - onde GMF corresponde ao acrónimo, em alemão, de "Viatura Protegida Multi-propósito"; e "Husar" à referência histórica aos "Hussardos", uma classe de cavalaria ligeira de grande importância nos séculos XVIII e XIX. Com protecção STANAG 4569 de nível 3, tem uma massa de 7,68 toneladas, 4,8 metros de comprimento, 2,2 metros de largura, 1,9 metros de altura (até ao topo do chassis), capaz de uma velocidade máxima de 110 km/h e com um alcance operacional de 500 km. As Forças Armadas da Aústria possuem cerca de 170 destas viaturas (em diferentes tipologias), as primeiras das quais entregues para serviço em 2015.
Foto por Alfred Miesenböck | OEBH ("Österreichische Bundesheer") | Exército Austríaco
Comentários