EXERCÍCIO SOBRE PLATAFORMA COM MERGULHADORES DE COMBATE BRASILEIROS


Bacia de Campos, Rio de Janeiro, Brasil
17 de Fevereiro de 2005

Operacionais do Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC) da Marinha do Brasil, num exercício simulando um assalto à plataforma da Petrobras (Petróleo Brasileiro S.A.) P-21, após tomada da mesma por uma força hostil, na Bacia de Campos, na costa do Estado Brasileiro do Rio de Janeiro, a 17 de Fevereiro de 2005. Os mergulhadores de combate brasileiros estão aqui armados com pistolas metralhadoras Mini UZI em calibre 9x19mm Parabellum, de coronha rebatível.

O GRUMEC foi estabelecido em 1970, sendo a unidade de Operações Especiais e Contraterrorismo da Marinha do Brasil, aquartelados na Ilha do Mocanguê Grande, em Niterói, no Estado do Rio do Janeiro. Os seus fundadores foram 2 oficiais e 2 praças habilitados pelo curso UDT-SEAL ("Underwater Demolition Team -SEa, Air and Land"), de 1964, da Marinha dos Estados Unidos, a que se juntaram, em 1971, 2 oficiais e 3 praças com a qualificação de "Nageurs de Combat" da Marinha Francesa. O GRUMEC combina assim, na sua origem, a ênfase da escola francesa nas actividades de mergulho, com a escola americana de operações combinadas em terra.

Foto por Tasso Marcelo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas