LANÇADOR SUÍÇO DE 40MM EM PARIS


Nanterre, Paris, França
28 de Junho de 2023

Operacionais da Polícia Nacional ("Police Nationale") Francesa, equipados com lançadores Brügger & Thomet GL-06 de munições de calibre 40x46mm, dotados de mira óptica EOTech ("red dot"), no decurso de acções anti-motim, pelas 23h49 da noite de 28 para 29 de Junho de 2023, em Nanterre, Paris, França.

Desenvolvido em 2006 pelo fabricante suíço Brügger & Thomet (com sede em Thun, no cantão de Bern), o B&T GL-06 está ao serviço da Polícia Nacional Francesa e da "Gendarmerie Nationale", desde 2008, com a designação local de "LBD-40". Trata-se de uma plataforma para projecção de munições de calibre 40x46mm, orientada ao uso menos-letal em contextos anti-motim, usando projecteis de borracha ou espuma de alta densidade. Tem uma massa de 2.05 kgs, um comprimento de 59 cm com coronha estendida e de 38,5 cm com a mesma rebatida, estando equipada com um cano de 28 cm (11 polegadas).

É municiado por acção de "quebrar o cano" com uma carga única, que consegue projectar em tiro directo, com uma velocidade inicial de 85 m/s, até aos 100-150 metros e, em tiro indirecto até a um máximo efectivo de 300 metros. Está equipada com miras fixas e com calhas "picattiny" (superior e lateral). Além do uso de munições menos-letais de impacto, o B&T GL-06 pode ser municado com quaisquer outras cargas standard 40x46mm NATO, de baixa velocidade, letais e menos-letais como sejam gás OC (oleoresin capsicum), vulgo "gás pimenta"; gás CS (ortoclorobenzil malononitrilo), vulgo "gás lacrimogénio; ou fumo.

O Brügger & Thomet GL-06 equipa também, entre outros, os "Mossos d'Esquadra" na Comunidade Autónoma da Catalunha (Espanha), a Unidade de Resposta de Emergência da "Garda", na Irlanda, e vários departamentos de polícia do Canadá e da Suécia.

Foto por Christophe Ena | Associated Press, AP

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA