OPERAÇÕES ESPECIAIS DA MARINHA EM "FAST ROPE"


Portugal
30 de Junho de 2023

Militar do Destacamento de Acções Especiais (DAE) da Marinha Portuguesa em descida por "Fast Rope", a partir de um Westland Super Lynx Mk95A ("Super Lince"), para o convés do NRP Sagitário, número de amura P1158, lancha da Classe Centauro da Marinha Portuguesa , deslocando 97 toneladas e com 27 metros de comprimento e 5,9 metros de boca, no decurso do exercício CONTEX/PHIBEX na costa Portuguesa, a 30 de Junho de 2023.

A técnica de descida por "fast rope" (designação curta para "Fast Rope Insertion Extraction System, FRIES"), foi desenvolvida no contexto das Forças Armadas do Reino Unido, com a empresa Marlow Ropes (cujas origens remontam a 1807, fundada por Thomas Burfield), tendo sido aplicada pela primeira vez em combate na Guerra das Falklands, em 1982.

Promovido pela Comando Naval da Marinha Portuguesa (COMNAV), e sob comando do Vice-Almirante José Nuno dos Santos Chaves Ferreira, o exercício CONTEX/PHIBEX decorreu de 19 a 30 de Junho de 2023. Trata-se do maior exercício da Marinha Portuguesa calendarizado para 2023.

Tendo decorrido ao largo da costa de Portugal, e com operações anfíbias sobre a península de Tróia, com mais de 1 500 militares envolvidos, compreendeu, entre outros meios, as fragatas NRP Corte Real, F332, e NRP D. Francisco de Almeida, F334, o patrulha oceânico NRP Sines, P362, e a lancha NRP Sagitário, P1158, da Marinha Portuguesa; a fragata ESPS Santa Maria, F81, o navio de abastecimento ESPS Patinõ, A14 e o navio de operações anfíbias ESPS Castilla, L52, da Marinha Espanhola; a fragata ITS Margottini, F592 e o navio de operações anfíbias ITS San Marco, L9893, da Marinha Italiana. Participam ainda meios da Força Aérea Portuguesa (um C-130 "Hercules", um P-3 Orion, dois F-16) e elementos dos corpos de fuzileiros dos 3 países envolvidos.

O exercício decorreu no âmbito da Força Marítima Europeia (EUROMARFOR; "European Maritime Force", EMF), uma força não permanente, criada em Lisboa a 15 de Maio 1995, composta por França, Itália, Portugal e Espanha, e com capacidade de realizar operações aéreas, navais e anfíbias em contexto próprio ou em âmbito alargado da União Europeia, NATO ou da ONU.

Foto via Marinha Portuguesa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA