"TRACTORES ANFÍBIOS" NO ÍNDICO


Djibouti ( جيبوتي )
5 de Agosto de 2013

Viaturas blindadas anfíbias de transporte de pessoal AAV ("Amphibious Assault Vehicle", AAVP-7A1, antes designadas por LVTP-7), ao serviço da Companhia K, da "Battalion Landing Team 3/2", do "26th Marine Expeditionary Unit" (MEU), do Corpo de Fuzileiros Americanos (USMC), em exercícios em Djibouti ( جيبوتي ), no Oceano Índico, em Agosto de 2013. A manobra em curso simula um cenário de recuperação operacional entre viaturas face a uma anomalia de serviço no decurso de manobras de travessia marítima.

Estes exercícios, enquadrados com a 5.ª Esquadra da Marinha dos Estados Unidos (US Navy), decorrem sob os meios do grupo de desembarque anfíbio "Kearsarge" (ARG, "Amphibious Ready Group"), composto então pelos navios USS Kearsarge (LHD-3), USS San Antonio (LPD-17) e USS Carter Hall (LSD-50).

Estas viaturas, de lagartas, de 30 toneladas, com 3 tripulantes, podem transportar até 21 militares. Estão armadas, na sua torre, com um lança-granadas automático Mk. 19 de 40mm (com 96 munições equipadas e 768 armazenadas) e com uma metralhadora pesada M2HB em calibre .50 BMG (com 200 munições equipadas e 1 000 armazenadas). Com uma velocidade máxima de 72 km/h em estrada e uma velocidade de 13 km/h na água, têm um alcance operacional de 480 Km em terra e são capazes de percorrer até 20 milhas náuticas (em mar de estado 5, na escala de Douglas). São conhecidos na gíria dos UMSC como "amtracs", abreviatura de "amphibious tractor", literalmente "tractor anfíbio".

Oito operacionais dos USMC e 1 operacional da US Navy perderam a vida, a 30 de Julho de 2020, no afundamento de uma unidade desta viatura, em exercícios do "Makin Island" ARG do "15th Marine Expeditionary Unit", a 2 milhas da Ilha de San Clemente, na Califórnia (EUA). A 15 de Dezembro de 2021 os USMC proibiram o uso das mesmas em todas as operações marítimas não urgentes, ficando limitadas a operações terrestres (que compreendem cerca de dois terços das suas atribuições).

Está já em curso a sua substituição por uma versão da BAE Systems do Iveco SuperAV 8x8, tendo sido entregues, em 15 de Outubro de 2020, 18 unidades para testes de aceitação final pelos USMC (já com um acumulado de 5 anos de testes de desenvolvimento). Foram declarados operacionais a 13 de Novembro e a passagem a produção para mais unidades aprovada a 10 de Dezembro de 2020.

Foto por Sargento Edward Guevara | USMC

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