O "PEQUENO PÁSSARO" ESPECIAL
Fort Campbell, Tennessee, EUA
11 de Julho de 2017Um helicóptero Boeing MH-6M "Little Bird" ("Pequeno Pássaro) do Exército dos Estados Unidos, que tem a alcunha de "Killer Egg" ("Ovo Assassino), armado com 2 "Minigun" em calibre 7.62×51mm NATO e 2 lança rockets LAU-68D/A -dotados cada um de 7 tubos lançadores de foguetes "Hydra 70" de 70mm, com uma carga explosiva de 4Kg cada.
Este "Little Bird", que irá participar em treinos tácticos avançados de forças especiais dos EUA, está a ser descarregado, em Julho de 2017, por militares do "15th Special Operations Squadron" (afectos à "1st Special Operations Wing, (1st SOW)" da Força Aérea dos EUA, USAF), a partir do interior de um Lockheed MC-130H Combat Talon II, na Base aérea Sabre do Exército dos EUA em Fort Campbell, Clarksville, Tennessee, Estados Unidos.
Pesando pouco mais de 700 Kg, conta com um turbina Allison T63 que lhe permite alcançar uma velocidade máxima de 282 km/h, para uma velocidade de cruzeiro de 250 km/h. Conta com 2 tripulantes e até 6 passageiros (tipicamente 4), num peso total máximo à descolagem de 1 400 kg.
Operado pela 160.º Regimento de Aviação de Operações Especiais do Exército dos EUA ("160th SOAR (A)"), com a alcunha de “Night Stalkers”, o "Little Bird" é uma referência e uma plataforma de sucesso das Forças de Operações Especiais dos EUA, com um historial que remonta à década de 1980 e, com sucessivos "upgrades", mantendo-se ainda activamente ao serviço.
Durante a operação "Just Cause", em Dezembro de 1989, no Panamá, foram usados quatro "Little Birds" na operação "Acid Gambit" que permitiram extrair o operacional da CIA, Kurt Muse, e os operacionais em campo da "Delta Force" que o resgataram, a partir do estabelecimento prisional de "Modelo" (que seria demolido em 1996, e onde se situa hoje o estabelecimento prisional "La Joyita"). Em Outubro de 1992, na Somália, durante a Batalha de Mogadíscio, parte da operação "Gothic Serpent", popularmente conhecida como o incidente "Black Hawk Down", os "Little Birds" tiveram uma acção operacional de primeira linha particularmente intensa e determinante na protecção aos operacionais dos "Rangers" e da "Delta Force". De volta à Somália, em Setembro de 2009, quatro "Little Birds", estariam envolvidos no "raid" a Baraawe, no decurso da operação "Celestial Balance", tendo por objectivo Saleh Ali Saleh Nabhan e os seus militantes al-Shabaab sob a égide da al-Qaeda. Neste "raid", transportando operacionais SEAL (DEVGRU), atacaram as viaturas em que os mesmos se deslocavam, abatendo-o bem como vários outros militantes.
Foto por Joseph Pick (USAF)
Comentários