"FAÍSCA" NO ÁRCTICO


Troms e Finnmark, Noruega
24 de Novembro de 2021

O KNM “Gnist” (P965) é uma corveta da classe Skjold da Marinha Real Norueguesa, construída pela Umoe Mandal. Existem 6 unidades produzidas e activas, tendo a primeira entrado ao serviço em 1999, e a mais recente em 2012.

Trata-se de uma corveta construída em fibra de vidro e materiais compósitos de carbono, dotada de capacidades "stealth" decorrentes de materias RAM ("radar absorbent materials") e de design com ângulos deflectores e minimizadores de assinatura.

Com 47,5 metros de comprimento e 13,5 metros de boca, esta corveta desloca 274 toneladas em carga completa, podendo alcançar, em mar calmo, mais de 60 nós (100 km/h), com velocidades em estados de mar intermédios a situarem-se entre os 25 e os 45 nós (46 a 83 km/h), com um alcance de 800 milhas náuticas (aprox. 1 500 km).

Com uma tripulação de 15 elementos, está armada com 8 lança-mísseis anti-navio Kongsberg NSM (protegidos em baias internas, e com um alcance de 150km), com uma peça de 76mm Otobreda Super Rapid, com um alcance de 16 km, e com duas metralhadoras pesadas M2HB em calibre .50 BMG. Conta ainda com a protecção do sistema de sensores e "decoys" Rheinmetall MASS ("Multi Ammunition Softkill System"), bem como mísseis terra-ar MBDA Mistral numa plataforma portátil.

O KNM "Gnist", palavra norueguesa para faísca, surge aqui, em Novembro de 2021, a operar na região de Troms e Finnmark, no extremo Nordeste da Noruega, no decurso dos exercícios "FLOTEX 21".

Foto via Marinha Real Norueguesa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124