BOMBARDEIROS AMERICANOS NA ERUPÇÃO DO VESÚVIO


Monte Vesúvio, Itália
Março de 1944

Historicamente conhecido pela sua erupção no ano de 79 DC, de que resultou a destruição das cidades de Pompeia (lat. Pompeii) e Herculano (lat. Herculaneum), a foto documenta a erupção do Monte Vesúvio, em Itália, em Março de 1944.

A erupção é sobrevoada por uma formação de bombardeiros North American B-25 Mitchell do "340th Bombardment Group" da "12th AF" / "XII Bomber Command" da Força Aérea do Exército dos Estados Unidos (US AAF), então "en route" para acções de bombardeamento contra as posições defensivas das forças armadas alemãs em Monte Cassino.

O "340th Bombardment Group" estava sediado no aeródromo de Pompeia, junto a Terzigno, a escassos 4 km do Monte Vesúvio. Em consequência deste erupção, e da alargadíssima projecção resultante de fragmentos sólidos de origem lávica e da rocha encaixante (piroclastos), terão perdido entre 75 a 88 unidades dos seus B-25 Mitchell.

O B-25 Mitchell foi o bombardeiro escolhido, em April de 1942, para o "Doolittle Raid", a operação que levou 16 unidades desta aeronave, comandadas pelo Tenente Coronel Jimmy Doolittle, a bombardear Tóquio descolando, de forma inédita, a partir do porta-aviões USS Hornet.

Foto via US AAF 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124