ATAQUE NOCTURNO A "SHURA" TALIBAN


Afeganistão
2008

A "Joint Task Force 2" (JTF 2) é uma unidade de operações especiais das Forças Armadas do Canadá, fundada em 1993, sediada em Dwyer Hill, em Ottawa, Ontário. Esteve em operações, entre outras geografias, na Bósnia, no Haiti, no Afeganistão e no Iraque. A JTF 2 está integrada no Comando das Forças Canadianas de Operações Especiais ("Canadian Special Operations Forces Command", CANSOFCOM), actualmente liderado pelo Major-General Steve Boivin.

A JTF 2 tem por especiais atribuições as acções de protecção a altas figuras do Estado, o combate anti-terrorista, missões de acção directa e de reconhecimento avançado. Altamente protectores da sua identidade e das suas missões, existe muito pouca cobertura mediática das suas acções.

Na foto temos uma equipa operacional da JTF 2 em acção de combate nocturno no Afeganistão, em conjunto com elementos do "Canadian Special Operations Regiment" (CSOR), em âmbito NATO, visando uma acção directa de combate contra uma "shura" (reunião) de elementos Taliban, orientada a planear e conduzir uma campanha de emboscadas e ataques com recurso a engenhos explosivos improvisados (IEDs). Esta foto é parte de um excerto publicado nos "media" canadianos da obra "Extraordinary Canadians: Stories From the Heart of Our Nation" de 2020, com autoria de Peter Mansbridge e Mark Bulgutch (pela editora "Simon and Schuster").

Em Junho de 2017, no Iraque, um atirador especial da JTF 2, abateu um operacional do Estado Islâmico a uma distância de 3 540 metros - naquele que é o record mundial da morte confirmada em combate a maior distância. O disparo foi realizado com uma espingarda McMillan Tac-50, em calibre .50 (12.7×99mm), designada pelas forças canadianas por "C15 Long-Range Sniper Weapon (LRSW)".

Foto via CANSOFCOM 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA